Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAtenção, aposentado! Governo alerta sobre fake news envolvendo o...

Atenção, aposentado! Governo alerta sobre fake news envolvendo o INSS

Golpistas estão usando o nome do INSS para aplicar golpes, em relação a concessão de aposentadorias

Recentemente, o Governo emitiu um alerta sobre fake news que estão espalhando nas redes sociais, envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

De acordo com o alerta do gov.br, as informações falsas afirmam que o INSS é obrigado a transformar auxílios de incapacidade temporária em aposentadoria por incapacidade permanente. A notícia ainda informa que o órgão não poderia encaminhar ninguém para a Reabilitação Profissional.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Entenda o que diz a nova portaria do INSS

Segundo a Agência Gov, a Portaria Nº 1.310/2025 atualiza regras antigas sobre a Reabilitação Profissional e coloca a aposentadoria por incapacidade permanente apenas para casos específicos.

A aposentadoria, neste caso, é concedida para pessoas que cumprem os requisitos legais, como o cumprimento do prazo de carência, e ao comprovarem sua incapacidade. A perícia médica deve confirmar que a pessoa possui uma incapacidade permanente para exercer a sua função atual. 

O documento ainda reforça que, caso o segurado não consiga voltar a sua função atual, ele não será aposentado automaticamente. Por lei, o segurado poderá passar por reabilitação para o exercício de uma nova função. 

A nova portaria prevê conversão automática apenas para casos de incapacidade permanente, e quando a equipe multidisciplinar do INSS atestar que não há possibilidade de reabilitação para a função atual ou quaisquer outras. 

Leia também: Governo adia biometria em benefícios enquanto fila do INSS bate recorde de quase 3 milhões

INSS foi alvo de outros golpes recentemente

Recentemente, o INSS emitiu um alerta para orientar que idosos não atendam ligações falsas que utilizam o nome da instituição sobre a realização de Prova de Vida. 

De acordo com gov.br, os golpistas entram em contato com os idosos por telefone, e os instruem a apertar as opções “1” ou “2” para confirmar seus dados ou manter o seu benefício ativo. No entanto, o INSS não realiza a Prova de Vida por telefone ou mensagens.

A Prova de Vida é feita de forma automática, com o cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Essas informações vêm de órgãos como o TRE e Detran, já que a foto e a biometria utilizada nestes dois órgãos são validadas nas bases da Senatran e Justiça Eleitoral. 

Golpes feitos pelo celular
Criminosos estão entrando em contato com idosos pelo WhatsApp (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Leia também: INSS começa devolver descontos indevidos a beneficiários de aposentados já falecidos

Receita Federal também emitiu alerta para golpes

Golpistas estão entrando em contato com os contribuintes por WhatsApp e e-mail, alegando que há pagamentos pendentes junto à Receita Federal. Os criminosos enviam links falsos, com imagens do governo, contendo CPF e nome completo, e exigindo o pagamento de alguma taxa.

A Receita Federal alertou que as mensagens enviadas por criminosos sempre informam um prazo de minutos para a realização do pagamento, e ameaças de possíveis bloqueios de CPF e contas bancárias. 

É importante informar que a Receita não envia mensagens ou boletos de cobrança por e-mail ou WhatsApp. E que todos os débitos e pendências devem ser consultados diretamente no site oficial da Receita e de outros órgãos públicos.

Leia também: Receita Federal faz anúncio que impactará empresas e pessoas físicas em 2026

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão