Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilAtivista deixa vida de executivo bem-sucedido para plantar 42...

Ativista deixa vida de executivo bem-sucedido para plantar 42 mil árvores em SP

Com terra fértil, mas para o crime, o local era alvo de reclamações de roubos, até que Helio da Silva, há mais de 20 anos, transformou área degradada em parque linear

E se uma área de reflorestamento fosse equivalente a 45 campos do Maracanã, 80 mil vagas de estacionamento, ao bairro inteiro da Liberdade, em São Paulo, ou à metade de Ipanema, no Rio de Janeiro? Graças ao “plantador urbano” Helio da Silva, de 74 anos, um bairro da periferia de São Paulo ganhou um dos mais importantes parques lineares do país.

Morador da Zona Leste de São Paulo, Hélio plantou mais de 42,6 mil árvores e transformou uma região de córrego, na capital paulista, em floresta. Em 2002, a área estava deteriorada e cheia de lixo. 

Com terra fértil, mas para o crime, o local era alvo de reclamações de roubos. Foi então que o “plantador urbano” começou a se dedicar tornar a região em floresta nas margens do córrego.

“Fui empresário bem-sucedido, fui executivo bem-sucedido em empresas, mas lá eu estava, e o que sou mesmo é plantador de árvores. Eu via que essa região onde moro estava mais degradada. Lá, em novembro de 2003, eu resolvi mudar todo esse ambiente”, contou o ativista.

Estamos falando de mais de duas décadas plantando 42 mil árvores no local que, hoje, é o Parque Linear de Tiquatira. Helio contou que, no começo, foi pressionado a parar, mas resistiu e continuou.

“Encarei aquilo como um grande desafio e um legado. E eu resolvi fazer. Hoje são, na realidade, 42.650 árvores. Vai completar, agora em novembro, 22 anos. Criamos aqui, em 2008, o primeiro e maior parque linear da cidade de São Paulo e o quarto parque linear do mundo.

A entrada do Parque Linear Tiquatira é gratuita. Os portões também ficam abertos nos finais de semana. 

Veja fotos do Parque Linear Tiquatira

Raphael Thebas

Notícias que importam para você

Ex-deputado viaja de Fusca 1975 de SP ao DF em protesto contra vistoria obrigatória

Ex-deputado viaja de Fusca 1975 de SP ao DF em protesto contra vistoria obrigatória

Jorge Tadeu Mudalen andará de Fusca 1975 até Brasília para protestar contra o custo da vistoria obrigatória para carros com mais de 5 anos
A foto captura um momento cotidiano de pedestres caminhando sob sol forte em um centro urbano. O foco principal está em duas mulheres em primeiro plano que demonstram desconforto com a luminosidade e a temperatura elevada.

Onda de calor atinge mais de 500 municípios do Sul, com alerta vermelho até sexta (6)

Temperaturas podem ficar 5°C acima da média regional por mais de cinco dias, afetando áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Prouni divulga resultado da 1ª chamada com 594 mil bolsas; saiba como verificar

Prouni divulga resultado da 1ª chamada com 594 mil bolsas; saiba como verificar

Candidatos podem verificar se foram pré-selecionados no portal oficial do programa, que oferece vagas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior