Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilBC desiste de recurso contra inspeção do TCU no...

BC desiste de recurso contra inspeção do TCU no Banco Master

Decisão ocorreu após reunião entre presidentes das instituições

O Banco Central retirou o recurso que havia apresentado ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra a decisão do ministro Jhonatan de Jesus sobre a inspeção na liquidação do Banco Master.

A desistência dos embargos de declaração foi registrada no sistema processual na manhã desta terça-feira (13/01).

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A decisão ocorreu após reunião realizada na segunda-feira (12/01) entre o presidente do BC, Gabriel Galípolo, acompanhado de diretores da instituição, e o presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho, junto com o ministro relator do caso.

Durante o encontro, as autoridades estabeleceram que a inspeção será conduzida pelo corpo técnico do TCU, conhecido como “audibancos”.

Segundo Vital do Rêgo, o procedimento de verificação deve ser concluído em menos de um mês. O encontro que resultou nesse entendimento foi agendado na semana passada, em meio às divergências entre as duas instituições sobre a investigação.

O BC havia interposto recurso argumentando que a inspeção não poderia ser determinada por decisão individual do ministro relator, defendendo que tal ação dependeria da aprovação do colegiado da Corte de Contas.

Com a desistência do recurso, volta a valer a decisão original do ministro Jhonatan de Jesus que autorizou o procedimento de inspeção. As diligências relacionadas à investigação devem começar ainda hoje, conforme apurou o sistema de notícias Broadcast do Grupo Estado.

O processo de inspeção acontecerá na sede do Banco Central em Brasília. Os auditores do TCU terão acesso aos documentos relacionados à liquidação do Banco Master, decretada em 18 de novembro.

Embora os embargos apresentados pelo BC tivessem sido inicialmente acolhidos por Jhonatan de Jesus, a realização da inspeção ainda não havia sido analisada pelo plenário do TCU.

Na segunda-feira, após a reunião, o presidente da Corte de Contas informou que o recurso seria julgado no próximo dia 21. Com a desistência formalizada pelo BC, o recurso perde seu objeto.

Leia mais: Haddad diz que caso Banco Master é a “maior fraude bancária do país”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF