Por Rodolfo Simões
Hoje (12/12), Belo Horizonte completa 128 anos — mais um capítulo de história, de charme e de celebração do jeitinho mineiro de ser. A cidade das montanhas, dos bares, da boa prosa e desse povo que é acolhedor. Terra do Atlético, do Cruzeiro, do Mineirão, do futebol. Terra de artistas como Lô Borges, Samuel Rosa, do Skank, do movimento Clube da Esquina e de tantos outros nomes que ajudaram a construir a identidade cultural do Brasil.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O surgimento do nome
O nome Belo Horizonte nasceu da vista privilegiada das montanhas da Serra do Curral, que emolduram a cidade. Inaugurada como capital em 1897, substituindo Ouro Preto, foi uma das primeiras capitais planejadas do país, com projeto urbanístico elaborado por Aarão Reis.
A construção da cidade
O que o engenheiro Aarão Reis não imaginava era a dimensão que a cidade alcançaria. O plano original previa uma zona suburbana de transição entre a paisagem urbana e a natural, articulada por um bulevar — uma avenida larga e arborizada, inspirada nas vias europeias construídas sobre antigas muralhas. Em Belo Horizonte, essa ideia se materializou na Avenida do Contorno, pensada como elemento de integração da cidade planejada.
O plano urbanístico, que unia tradições americanas e europeias do século XIX, acabou sendo rapidamente ultrapassado pela velocidade da expansão urbana. Os idealizadores acreditavam que Belo Horizonte chegaria a 100 mil habitantes apenas após completar um século — previsão que se mostrou amplamente equivocada. A história da cidade revela um crescimento constante e acelerado, muitas vezes sem o planejamento compatível com os desafios de uma grande metrópole.
Belo Horizonte nos Dias de Hoje
Atualmente, Belo Horizonte é uma metrópole pulsante, centro econômico e cultural, reconhecida pela alta qualidade de vida, pela arquitetura modernista — como o Conjunto da Pampulha — e pela famosa gastronomia mineira. A cidade tem mais de 2,3 milhões de habitantes e se destaca como polo de serviços, tecnologia e educação, sempre cercada pela imponência da Serra do Curral.
BH segue crescendo, mudando e se reinventando — sem perder o sabor do café coado com um pão de queijo saindo do forno enquanto se contempla o pôr do sol na serra.
Parabéns, Belo Horizonte!
Comemorações
Para celebrar o aniversário, haverá shows na Praça da Estação a partir das 19h.
Atrações confirmadas:
– Sorriso Maroto
– Nattan
– Bruna Lipiani
