Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilBolsonaro deve passar por outro procedimento para tratar soluços...

Bolsonaro deve passar por outro procedimento para tratar soluços na segunda-feira

Primeira etapa do bloqueio anestésico do nervo frênico foi realizado com sucesso neste sábado (27/12)

Jair Bolsonaro deve passar por um terceiro procedimento na próxima segunda-feira (29/12) para tratar soluços, segundo a equipe médica do ex-presidente.

Na tarde deste sábado (27/12) Bolsonaro retornou ao centro cirúrgico do Hospital DF Star, em Brasília, para realizar o bloqueio anestésico do nervo frênico, medida que já estava prevista para impedir a crise de soluços de Bolsonaro.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A decisão pela intervenção cirúrgica ocorreu após o tratamento medicamentoso não apresentar resultados satisfatórios. Na madrugada deste sábado, Bolsonaro apresentou uma nova crise de soluços, mais prolongada, o que o impediu de dormir. Por isso, os médicos decidiram pelo novo procedimento. 

O cardiologista Brasil Ramos Caiado, um dos médicos de Bolsonaro, afirmou que a primeira etapa da cirurgia deste sábado foi bem sucedida e que o ex-presidente já está em recuperação. O médico disse ainda que, na semana que vem, feito um novo procedimento, dessa vez para bloquear o lado esquerdo do nervo frênico:

Fizemos o reparo no nervo frênico de um lado, faremos do outro, provavelmente na segunda-feira. Nossa proposta inicial era usar o tratamento clínico o quanto possível, com medicamentos, mas a resposta não foi a esperada. Ontem, ele teve uma crise forte de soluços. Optamos pelo bloqueio anestésico do nervo, hoje fizemos do lado direito e na segunda faremos no lado esquerdo”.

As crises de soluços enfrentadas por Bolsonaro são consequência do atentado que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. O procedimento realizado busca controlar esse problema que tem persistido apesar do tratamento medicamentoso.

O boletim médico divulgado pela equipe na tarde deste sábado informa que o ex-presidente “seguirá com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos”. 

A expectativa é que Bolsonaro fique mais 48 horas internado para observação e recuperação depois da próxima cirurgia na segunda-feira.

O ex-presidente está internado no hospital em Brasília desde quarta-feira (24/12) e operou uma hérnia inguinal bilateral na quinta-feira (25/12).

Leia mais: Bolsonaro passou por novo procedimento para tratar soluços, diz Michelle

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial