Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaGuilherme Boulos critica Motta e diz que Câmara está...

Guilherme Boulos critica Motta e diz que Câmara está “de costas para o povo”

Ministro questiona condução de caso envolvendo deputado do PSOL e aprovação do PL da Dosimetria, que reduz penas para condenados pela trama golpista.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), criticou a atuação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em conversa com jornalistas nesta sexta (12/12), o ministro questionou a condução dos trabalhos no caso envolvendo o deputado Glauber Braga (PSOL-SP) e na aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria.

Boulos apontou contradições na forma como o presidente da Casa Legislativa lidou com diferentes situações no plenário. O ministro comparou o tratamento dado a Glauber Braga, retirado à força do plenário na última terça-feira (9/12), com o episódio de agosto, quando parlamentares alinhados ao ex-presidente Bolsonaro ocuparam a mesa diretora.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“No mesmo dia em que nós tivemos uma cena lamentável no plenário da Câmara dos Deputados, que foram jornalistas sendo agredidos, parlamentares sendo agredidos, sendo que há pouco tempo deputados bolsonaristas ficaram naquela mesa por dois dias e foram tratados a pão de ló”, declarou o ministro.

O incidente com Braga ocorreu quando o deputado ocupou a cadeira da presidência da Câmara, resultando em tumulto. Policiais legislativos intervieram, causando agressões a jornalistas e servidores presentes.

Leia mais: Moraes e Zanin votam pela perda imediata do mandato de Carla Zambelli

“Esses dois pesos e duas medidas é muito ruim. Muito ruim para o parlamento, para o Congresso Nacional”, afirmou Boulos sobre a diferença de tratamento entre os casos.

Na mesma sessão de terça (9/12), após a retirada de Braga, os deputados aprovaram o PL da Dosimetria, que reduz penas para condenados pela trama golpista e envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Ter pautado o projeto da dosimetria, que é uma anistia envergonhada, que não é a pauta do Brasil, ter pautado e ter trabalhado pela aprovação é um erro grave”, disse o ministro.

Boulos manifestou apoio às manifestações programadas para o próximo domingo (14/12), que têm como alvo o PL da Dosimetria aprovado pela Câmara.

“É inaceitável a maneira como tem sido conduzidas essas questões, seja com dois pesos e duas medidas com Glauber e os bolsonaristas, seja em passar a madrugada votando dosimetria, anistia envergonhada, sem colocar em pauta as grandes questões do povo brasileiro. Acho que é um erro grave e coloca a Câmara dos Deputados de costas para o povo brasileiro”, concluiu.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial