Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPesquisa: Brasil ocupa 2º lugar em uso e confiança...

Pesquisa: Brasil ocupa 2º lugar em uso e confiança em inteligência artificial

Levantamento com 14 países mostra que 34,4% dos entrevistados no Brasil confiam completamente na tecnologia.

Uma pesquisa feita pela Cisco e pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) entrevistou 14.611 pessoas em 14 países para avaliar o uso e a confiança em tecnologias de inteligência artificial. A África do Sul aparece em terceiro lugar no ranking de utilização, com 45,4%, seguida por México e Estados Unidos, ambos com 44,2%. A Índia lidera o ranking, com 66,4%.

Japão (18,5%), Alemanha (19%) e Itália (23,1%) registraram os menores índices de uso ativo da tecnologia. A pesquisa incluiu também Austrália, Canadá, França, Coreia do Sul e Reino Unido, com aproximadamente mil participantes por país, exceto na Índia, que contou com 1.500 entrevistados.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A idade influencia diretamente na adoção da IA. Entre pessoas de 18 a 25 anos, 54% afirmam usar a tecnologia diariamente. O percentual cai para 50,7% na faixa de 26 a 35 anos, 42% entre 36 e 45 anos, e 31,4% no grupo de 46 a 55 anos. Apenas 12% dos entrevistados com mais de 66 anos declararam utilizar ativamente ferramentas de inteligência artificial.

O Brasil também ocupa a segunda posição no ranking de confiança na tecnologia. Dos brasileiros participantes, 34,4% afirmam confiar completamente na IA. Outros 44,4% declararam confiar “até certo ponto”, enquanto 5,4% disseram não confiar “de jeito nenhum” e 15,9% não souberam responder.

Leia mais: SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Japão, Holanda e Coreia do Sul são os países mais céticos quanto à confiabilidade da inteligência artificial. Na análise global por faixa etária, o grupo de 18 a 35 anos apresenta o maior índice de confiança (22,6%), seguido pela faixa de 36 a 55 anos (17,7%) e pelo grupo com 56 anos ou mais (10,4%).

O estudo “Como as pessoas vivenciam as novas tecnologias e a IA generativa?” revela que economias emergentes lideram a adoção global de inteligência artificial. Os resultados mostram que países como Brasil, Índia, México e África do Sul superam nações europeias tanto em uso quanto em confiança na tecnologia.

No Brasil, 41,4% dos jovens entre 26 e 35 anos participaram de alguma qualificação relacionada à tecnologia em suas empresas nos 12 meses anteriores à pesquisa. Considerando todos os 14 países analisados, quase 50% dos jovens já concluíram algum tipo de treinamento na área.

A Cisco destaca em sua análise: “Isso mostra uma mudança em relação aos padrões históricos, nos quais as economias emergentes costumam demonstrar maior lentidão no acesso e na utilização de novas tecnologias”.


Sobre as diferenças entre gerações, a empresa afirma: “A percepção da IA é diferente entre as faixas etárias. Adultos com mais de 45 anos tendem a ver a IA como menos útil e mais da metade não a utiliza. Observa-se que entre os entrevistados com mais de 55 anos, a incerteza sobre a confiança na IA pode ser um reflexo da falta de familiaridade, e não uma rejeição.”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Jornaleiro Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos

Polícia conclui inquérito e denuncia dois por morte de jornaleiro desaparecido em Niterói (RJ)

Jovem sumiu em Itaipu em 24 de novembro; câmeras registraram abordagem e carro foi achado queimado em Duque de Caxias
Entrada do Banco Master

PF abre inquérito para investigar influenciadores que criticaram BC após liquidação do Master

Investigação autorizada pelo ministro Dias Toffoli busca apurar possível ação coordenada em defesa da instituição financeira de Daniel Vorcaro
Síndico confessa que matou corretora no subsolo de prédio em Goiás

Síndico confessa que matou corretora no subsolo de prédio em Goiás

Cléber Rosa de Oliveira confessou crime contra Daiane Alves Souza, de 43 anos
Incêndio de grandes proporções atinge residência no Sol Nascente, no Distrito Federal

Incêndio de grandes proporções atinge residência no Sol Nascente, no Distrito Federal

Ocorrência mobilizou oito viaturas do Corpo de Bombeiros; duas pessoas ficaram gravemente feridas