Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCâmara aprova ampliação da licença-paternidade de 5 para 20...

Câmara aprova ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias com salário integral

O objetivo é garantir mais tempo de convivência entre pais e filhos recém-nascidos, estimulando a divisão equilibrada dos cuidados familiares

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (04/11) o projeto de lei que amplia a licença-paternidade de 5 para 20 dias, com pagamento integral. O texto, de autoria do Senado, retorna agora para nova análise após alterações feitas pelo relator Pedro Campos (PSB-PE).

A ampliação será feita de forma gradual em quatro anos:

  • 10 dias nos dois primeiros anos;
  • 15 no terceiro;
  • 20 no quarto.

O objetivo é garantir mais tempo de convivência entre pais e filhos recém-nascidos, estimulando a divisão equilibrada dos cuidados familiares.

Segundo Campos, o envolvimento paterno precoce está ligado a benefícios como o aumento do aleitamento materno e a redução da depressão pós-parto. “A presença do pai nos primeiros dias é essencial para toda a família”, afirmou.

O projeto permite ainda que o benefício seja dividido em dois períodos, e amplia o prazo em um terço para crianças com deficiência. O pagamento será integral para pais empregados pela CLT ou trabalhadores avulsos.

Deputados da oposição alertaram para o impacto econômico da medida, especialmente para pequenas empresas. Já os defensores da proposta destacaram o avanço social e o fortalecimento da família.

A licença-paternidade foi incluída na Constituição de 1988, mas até hoje não havia sido regulamentada de forma ampla.

Notícias que importam para você

Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master

Vorcaro investe R$ 30 milhões em fundo ligado a clubes de futebol

Proprietário do Banco Master aplicou recursos na FFU através do fundo Astralo 95, mas investimento será usado para pagar credores após investigações da Operação Compliance Zero
Corpo de corretora desaparecida é encontrado após um mês em Goiás

Corpo de corretora desaparecida é encontrado após um mês em Goiás

Daiane Alves de Souza, de 43 anos, estava sumida desde 17 de dezembro de 2025 e tinha histórico de conflitos com o principal suspeito, que já havia sido denunciado por stalking
Anvisa discute regras para a produção de cannabis no país

Anvisa discute regras para a produção de cannabis no país

Cinco estados brasileiros já têm leis que autorizam cultivo medicinal