Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCaos na Consolação leva Prefeitura de São Paulo a...

Caos na Consolação leva Prefeitura de São Paulo a rever esquema de megablocos

Superlotação durante desfiles do pré-Carnaval motivou novas rotas de saída e ação da Guarda Civil Metropolitana

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (9) novas medidas de segurança para o pré-Carnaval de rua, após episódios de superlotação e tumulto no último fim de semana. Agentes da gestão municipal passarão a acompanhar os trios dos megablocos para reduzir riscos aos foliões.

O problema mais grave ocorreu na Rua da Consolação, no domingo (08/02), quando os blocos Skol, com show do DJ Calvin Harris, e Acadêmicos do Baixo Augusta desfilaram em horários próximos, provocando empurra-empurra, foliões passando mal e queda de grades de contenção. No sábado (07/02), a superlotação também causou a interrupção temporária do desfile do bloco Quem Pede, Pede, com Ivete Sangalo, na região do Parque do Ibirapuera.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Para o megabloco do Ibirapuera, a Prefeitura criou novas rotas de saída, incluindo passagens pelo estacionamento da Assembleia Legislativa e pela Rua Abílio Soares. A gestão não detalhou ajustes para o trajeto da Consolação, mas informou que postos de saúde móveis estarão dentro dos circuitos de festa.

Segundo a gestão de Ricardo Nunes (MDB), 6.400 guardas municipais estão alocados para o policiamento do Carnaval, 20% a mais do que no ano passado. Os circuitos também terão 482 câmeras do sistema Smart Sampa e 23 drones para monitoramento durante todos os desfiles.

O coronel Carlos Henrique Lucena, coordenador operacional da Polícia Militar para o Carnaval, destacou a importância de gradis móveis para ampliar o fluxo e permitir a descompressão do público. A Prefeitura informou que o plano de contingência foi acionado durante os incidentes na Consolação, com abertura de transversais e bloqueio da entrada de novos foliões. Cinco pessoas foram levadas a hospitais, mas já receberam alta.

O prefeito Ricardo Nunes classificou o primeiro fim de semana de pré-Carnaval como “sucesso” e ressaltou a infraestrutura montada para atender os foliões. Em nota, a gestão reforçou que não houve incidentes graves envolvendo o público.

Leia mais: Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Saiba como funciona

Paralelamente, o Ministério Público de São Paulo abriu nesta segunda-feira (09/02) um procedimento para apurar a superlotação na Rua da Consolação. A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo avaliará as condições de segurança e o planejamento dos eventos, especialmente o efeito da concentração simultânea de dois megablocos na mesma via estreita, cercada por prédios e muros.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Marco Buzzi concede entrevista em sua sala no STJ

CNJ recebe nova denúncia contra Marco Buzzi, ministro do STJ

Denúncia envolve fatos semelhantes a caso que já tramita no Conselho Nacional de Justiça; defesa afirma inocência
Polícia diz que piloto suspeito de chefiar rede de pedofilia levava crianças a motéis com RGs falsos

Polícia diz que piloto suspeito de chefiar rede de pedofilia levava crianças a motéis com RGs falsos

Sérgio Antônio Lopes foi preso como parte da operação "Apertem os Cintos" que investiga uma rede de exploração sexual de menores
Alagamento em via no Rio de Janeiro

Chuva intensa no Rio causa alagamentos, deslizamentos e deixa feridos em Copacabana

Região Metropolitana entra em estágio 3 de atenção; transporte público é afetado e Defesa Civil reforça orientações
Foliões invadem escola na Consolação e são agredidos por policiais militares; veja o vídeo 

Foliões invadem escola na Consolação e são agredidos por policiais militares; veja o vídeo 

Segundo SSP, foi necessária a intervenção policial, e as imagens estão sendo analisadas pela Polícia Militar