Uma chuva forte atinge a cidade de São Paulo na tarde deste sábado (17/01) e levou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) a colocar toda a capital em estado de atenção para alagamentos às 17h49. Inicialmente, o alerta abrangia as zonas Sul, Sudeste e Leste, além da Marginal Tietê, mas foi ampliado diante da intensificação das precipitações.
Pela primeira vez, a Defesa Civil enviou um alerta extremo diretamente aos celulares dos moradores. A mensagem foi acompanhada por um som contínuo, semelhante a uma sirene, e informava sobre o avanço da chuva forte, com raios e vento. O órgão explicou que existem dois tipos de avisos: o alerta severo, com um bip curto e vibração, e o alerta extremo, que emite um som mais longo, de cerca de dez segundos.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Segundo a Defesa Civil, a decisão de enviar o alerta extremo considerou o grande volume de chuva acumulado nos últimos dias, o risco de transbordamento de córregos e a ocorrência registrada na sexta-feira (16/01), quando um carro com um casal de idosos foi arrastado pela enxurrada na zona sul da capital.
De acordo com o CGE, as chuvas são provocadas por áreas de instabilidade formadas pela combinação de calor e entrada da brisa marítima. As precipitações começaram de forma isolada, mas atingiram forte intensidade em bairros da zona sul, como Capela do Socorro, Cidade Ademar, Santo Amaro, Jabaquara e Ipiranga, e da zona leste, incluindo Mooca, Penha, Aricanduva/Vila Formosa, Vila Prudente e Sapopemba.
Entre 14h e 18h17, o Corpo de Bombeiros recebeu nove chamados na capital e na região metropolitana, sendo dois por queda de árvores e sete por enchentes.
A cidade registrou alagamentos intransitáveis em diferentes pontos. Na zona leste, houve bloqueios na Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, na Avenida Salim Farah Maluf e na Rua Ibitirama, em Vila Prudente. Na zona sul, foram registrados alagamentos no acesso e em trechos da Avenida das Nações Unidas, na região de Santo Amaro. Já na zona sudeste, a Avenida do Estado e o Viaduto Grande São Paulo ficaram intransitáveis na região do Ipiranga.
Na sexta, outro temporal já havia causado alagamentos, transbordamento de córregos e arrastado veículos na capital e na Região Metropolitana. Neste sábado, o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo de Marcos da Mata Ribeiro, de 68 anos, que havia desaparecido após o carro em que estava com a esposa ser levado pela enxurrada na zona sul. As buscas por Maria Deusdete da Mata Ribeiro seguem em andamento.
Leia mais: Corpo de idoso arrastado por enxurrada é encontrado no Rio Pinheiros
Segundo o CGE, o tempo permanece instável nas próximas horas, com previsão de novas pancadas de chuva, o que mantém a cidade em estado de atenção para alagamentos.
