O forte temporal que atingiu a cidade de São Paulo e a região metropolitana na noite desta terça-feira (13/01) provocou uma série de prejuízos, especialmente na zona leste da capital e em Guarulhos. A chuva intensa causou alagamentos, deixou pessoas ilhadas, derrubou árvores e interrompeu o fornecimento de energia elétrica para dezenas de milhares de imóveis.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), ao menos 13 pontos de alagamento intransitáveis estavam ativos durante a noite, todos na zona leste. Grandes vias foram afetadas, como a avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, a avenida Alcântara Machado e a rua Salim Farah Maluf, dificultando o tráfego e o deslocamento de moradores.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
No bairro do Aricanduva, pessoas ficaram ilhadas após a água invadir ruas e avenidas, e o Corpo de Bombeiros enviou viaturas para realizar resgates. Ao longo do dia, a corporação atendeu pelo menos sete ocorrências de quedas de árvores na capital e na Grande São Paulo. Em Itaquaquecetuba, uma árvore caiu sobre um carro na avenida Uberaba, mas os ocupantes conseguiram sair sem ferimentos.
A chuva também provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica. De acordo com a Enel, por volta das 20h32, 56.239 imóveis estavam sem luz na área de concessão da empresa, sendo cerca de 52 mil apenas na capital paulista. Houve ainda relatos de falta de energia em áreas centrais, como a região da avenida Paulista, e registro de granizo em bairros como Santa Cecília.
Diante dos impactos, a Defesa Civil do Estado emitiu alerta severo para chuva persistente na zona leste e em Guarulhos e orientou a população a evitar áreas alagadas e permanecer em locais seguros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de São Paulo sob aviso de perigo potencial de tempestades até esta quarta-feira (14), com previsão de novos temporais, rajadas de vento e risco de alagamentos.
Leia mais: Pescador é resgatado após noite à deriva agarrado a porta de geladeira em SC
