Depois de um fim de semana de temporais, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro voltou a registrar alagamentos e transtornos nesta segunda-feira (09/02) em razão das fortes chuvas. Na capital, ao menos duas pessoas ficaram feridas após sofrerem choques elétricos no bairro de Copacabana.
Uma das vítimas foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após uma descarga elétrica na altura das ruas Santa Clara e Nossa Senhora de Copacabana. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a pessoa caída no chão logo após o incidente. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde dos feridos.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Por volta das 19h30, o município do Rio entrou no Estágio 3 de atenção, em uma escala de cinco níveis, segundo o Centro de Operações Rio (COR). O estágio indica que ocorrências de impacto já afetam a rotina de parte da população.
A chuva atingiu todas as regiões da cidade, com alagamentos e bolsões d’água em bairros das zonas norte, sul e oeste. Na Avenida Niemeyer, houve registro de deslizamento de terra próximo ao Leblon. Também foram registrados temporais em municípios da Região Metropolitana, como Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Niterói.
Os impactos se estenderam ao transporte público. A SuperVia informou que trens tiveram a circulação afetada por pontos de alagamento na via, com interrupção de paradas em algumas estações do ramal Deodoro. Já a Mobi-Rio registrou irregularidade nos intervalos de linhas do BRT que ligam a Zona Oeste a Deodoro e Sulacap.
De acordo com o COR, 15 sirenes foram acionadas em nove comunidades devido ao risco de deslizamentos. Os maiores volumes de chuva registrados até o início da noite ocorreram em Piedade, Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Madureira e Grande Méier.
A previsão do Alerta Rio indicava manutenção de chuva moderada a forte ao longo da noite, principalmente nas áreas próximas à Baía de Guanabara. Para os próximos dias, o tempo segue instável, com previsão de pancadas de chuva e volumes menores a partir de terça-feira (10).
A Defesa Civil reforça orientações para que a população evite áreas alagadas, não force a passagem de veículos em vias inundadas e fique atenta aos alertas sonoros em regiões de risco. Em caso de emergência, os telefones disponíveis são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a Defesa Civil.
Leia mais: Mais de 120 cidades do RJ, MG e SP têm alerta de “grande perigo” para chuvas
