Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCiclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e...

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (6) para a possibilidade de fortes tempestades entre sexta (7) e sábado (8). O mau tempo será provocado pela formação de um ciclone extratropical na costa da região Sudeste.

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas. Há também chance de microexplosões, quando correntes de ar descem das nuvens com força e atingem o solo em linha reta, provocando ventos que podem ultrapassar 200 km/h.

Segundo os meteorologistas, as chuvas devem ser rápidas, mas intensas. Os maiores volumes estão previstos para Presidente Prudente e Marília, seguidos por Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Já a capital paulista, o litoral e o Vale do Paraíba devem registrar acumulados moderados.

As rajadas de vento devem atingir até 115 km/h no Litoral Norte, 110 km/h na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e cerca de 100 km/h em São Paulo, Campinas e Sorocaba.

Atuação conjunta e gabinete de crise

O ciclone também deve afetar estados do Sul, e por isso as Defesas Civis de RS, SC, PR, SP e RJ atuarão de forma integrada. Os órgãos vão compartilhar dados em tempo real para acompanhar o deslocamento do sistema e adotar medidas preventivas.

Em São Paulo, o governo estadual informou que todo o Sistema de Defesa Civil ficará de prontidão. No sábado (8), será ativado um gabinete de crise, reunindo representantes do Corpo de Bombeiros, Sabesp, Artesp, Arsesp, Fundo Social e concessionárias de energia e gás no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Orientações à população

  • Evite permanecer ou estacionar sob árvores;
  • Guarde objetos soltos em áreas externas;
  • Durante tempestades, fique longe de estruturas metálicas e evite contato com água;
  • Não atravesse ruas ou áreas alagadas;
  • Se um fio elétrico cair sobre o veículo, permaneça dentro e acione o Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros);
  • Para receber alertas, envie seu CEP por SMS para 40199.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Calvin Harris

Nunes reorganiza festas na Consolação após tumulto em bloco de Calvin Harris

Prefeito de São Paulo anuncia proibição de paradas dos trios elétricos e remoção de tapumes na Praça Roosevelt para facilitar escoamento do público
Pescador é resgatado após naufrágio

Criança morre e sete pessoas desaparecem após naufrágio de lancha em Manaus

Embarcação transportava passageiros entre municípios amazonenses quando acidente ocorreu; 71 pessoas foram resgatadas e encaminhadas ao Porto da Ceasa
Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias
Preservativos

Ministério da Saúde reforça prevenção às ISTs no Carnaval

Campanha destaca uso de preservativos, vacinação e testagem antes, durante e depois da folia