Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCiclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e...

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (6) para a possibilidade de fortes tempestades entre sexta (7) e sábado (8). O mau tempo será provocado pela formação de um ciclone extratropical na costa da região Sudeste.

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas. Há também chance de microexplosões, quando correntes de ar descem das nuvens com força e atingem o solo em linha reta, provocando ventos que podem ultrapassar 200 km/h.

Segundo os meteorologistas, as chuvas devem ser rápidas, mas intensas. Os maiores volumes estão previstos para Presidente Prudente e Marília, seguidos por Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Já a capital paulista, o litoral e o Vale do Paraíba devem registrar acumulados moderados.

As rajadas de vento devem atingir até 115 km/h no Litoral Norte, 110 km/h na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e cerca de 100 km/h em São Paulo, Campinas e Sorocaba.

Atuação conjunta e gabinete de crise

O ciclone também deve afetar estados do Sul, e por isso as Defesas Civis de RS, SC, PR, SP e RJ atuarão de forma integrada. Os órgãos vão compartilhar dados em tempo real para acompanhar o deslocamento do sistema e adotar medidas preventivas.

Em São Paulo, o governo estadual informou que todo o Sistema de Defesa Civil ficará de prontidão. No sábado (8), será ativado um gabinete de crise, reunindo representantes do Corpo de Bombeiros, Sabesp, Artesp, Arsesp, Fundo Social e concessionárias de energia e gás no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Orientações à população

  • Evite permanecer ou estacionar sob árvores;
  • Guarde objetos soltos em áreas externas;
  • Durante tempestades, fique longe de estruturas metálicas e evite contato com água;
  • Não atravesse ruas ou áreas alagadas;
  • Se um fio elétrico cair sobre o veículo, permaneça dentro e acione o Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros);
  • Para receber alertas, envie seu CEP por SMS para 40199.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Francisco Mairlon Aguiar

STJ anula condenação e manda soltar acusado pelo crime da 113 Sul

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (14) anular a condenação de Francisco Mairlon Aguiar, um dos...