O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê a formação de um ciclone extratropical que provocará chuvas e temporais em diversas regiões do Paraná nos próximos dias. O fenômeno meteorológico deve se formar entre sábado (10) e domingo (11), informou o instituto nesta quarta-feira (7/12). O sistema de baixa pressão que originará o ciclone já começa a causar instabilidades climáticas no estado a partir de hoje.
Em resposta às condições meteorológicas previstas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de perigo potencial para tempestades para diferentes regiões paranaenses. Os avisos indicam possibilidade de ventos de até 60 km/h, precipitações que podem atingir 30 mm/h ou 50 mm/dia e risco de queda de granizo.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Segundo informações do Inmet, nesta semana, a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a aproximação de sistemas transientes no Sul e a convergência de umidade no Sudeste favorecem a ocorrência de grandes acumulados de chuva, superando os 150 mm em 7 dias, além da ocorrência de tempestades em São Paulo (SP) e no Rio Grande do Sul (RS).
As chuvas previstas para esta quarta-feira (7/1) serão isoladas e de curta duração em todo o território estadual. O Simepar alerta que estas precipitações poderão vir acompanhadas de raios e descargas elétricas em várias áreas, incluindo o leste, Campos Gerais, Norte Pioneiro, Oeste e Sudoeste do estado.
As chuvas intensas e instabilidade no clima estão previstas para a tarde de quinta-feira (8) e na sexta-feira (9/1). Mas também, há previsão de temperaturas elevadas. Para quinta-feira, o instituto meteorológico prevê que “as temperaturas máximas deverão alcançar os 30°C em praticamente todo o estado, podendo chegar a cerca de 33°C em municípios das faixas norte e oeste”.
Para a Região Sul como um todo, o começo da semana foi marcado por tempo estável e manhãs de frio. Com a aproximação de sistemas frontais na quarta-feira (07), a previsão é de tempestades no Rio Grande do Sul.
O ápice das instabilidades deve ocorrer com a formação do ciclone extratropical no final de semana. “Entre o sábado (10) e o domingo (11) esse sistema de baixa pressão se amplifica em direção ao Rio Grande do Sul e evolui para um ciclone extratropical, favorecendo o desenvolvimento de tempestades pontualmente severas, de forma abrangente sobre as regiões paranaenses”, prevê o Simepar.
Leia mais: Temperatura pode chegar a 36°C no domingo em São Paulo
