Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCNH gratuita: Governo do Ceará abre inscrições para programa;...

CNH gratuita: Governo do Ceará abre inscrições para programa; veja como participar

CNH Popular oferece 35 mil vagas, parte delas para mulheres com medidas protetivas, pessoas analfabetas ou em letramento e público LGBTQIA+

O governo do Ceára abriu, nesta quinta-feira (06), as inscrições para o programa CNH Popular. A iniciativa foi criada em 2009 em busca de ajudar pessoas de baixa renda a conseguirem de forma gratuita a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro).

Neste ano, a CNH Popular oferece 35 mil vagas, mas as direcionadas para mulheres com medidas protetivas, pessoas analfabetas ou em letramento e público LGBTQIA+ só serão abertas na semana que vem. Para realizar a sua inscrição basta acessar o site da Central de Serviços do Detran-CE.

Instrutor de autoescola e aluna dentro do carro
Saiba como ser instrutor de autoescola com novas regras para tirar a CNH (Foto: Freepik)

Leia também: Governo compartilha novidades sobre nova CNH sem autoescola; confira os detalhes

Quem pode participar do programa?

Segundo o Diário do Nordeste, quem mora no Ceará, tem mais de 18 anos e possui inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) pode participar.

Pessoas membros de povos indígenas e quilombolas, universitários cearenses matriculados em uma instituição de ensino superior e pessoas surdas que têm cadastro ativo no CadÚnico também podem participar do CNH Popular.

Parte desses grupos foi adicionada ao programa após a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovar o projeto de lei enviado pelo governador Elmano de Freitas (PT) que propunha ampliar a CNH Popular, também, para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Leia também: Voltou atrás! Governo recua e decide manter aulas práticas obrigatórias para CNH

Cursos gratuitos de CNH

As facilidades que estão sendo planejadas pelo governo federal para simplificar e baratear a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão além da diminuição do número de aulas práticas e abrangerá também cursos gratuitos que poderão ser oferecidos de forma online ou, até mesmo, nas escolas públicas.

Com o fim da obrigatoriedade de as aulas serem ministradas exclusivamente por autoescolas, a expectativa é a de viabilizar também negociações diretas entre alunos e instrutores, que precisarão de certificados obtidos por meio de cursos oferecidos pelo Ministério do Transporte o pelos departamentos de trânsitos dos estados (Detrans).

Leia mais: Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

O detalhamento sobre essas facilidades foi apresentado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, no dia 29 de outubro durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A expectativa é de que as novas regras comecem a vigorar ainda este ano, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), após a coleta de sugestões da sociedade, que será feita até o dia 2 de novembro por meio de audiências públicas.

Alto custo

Segundo Renan Filho, há regiões em que as pessoas precisam pagar até R$ 5 mil para obter uma CNH, em um processo que chega a durar 9 meses para ser concluído. “É muito caro. Custa mais do que três salários mínimos”, afirmou.

Leia também: Novo RG: saiba o prazo limite e quais documentos apresentar para emitir a CIN

O ministério mostrou, por meio de levantamento, que 54% dos Cadastros de Pessoa Física (CPF) que adquiriram motocicletas não têm habilitação. “São pessoas sem habilitação, mas com motos em seus nomes. Em alguns estados, esse número chega a 70%. Só por esses números, concluímos que 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024