Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCNH sem autoescola: governo lança aplicativo com novas regras

CNH sem autoescola: governo lança aplicativo com novas regras

Renan Filho apresenta mudanças que incluem renovação gratuita para bons motoristas e redução de custos na obtenção da primeira habilitação

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrarão em vigor nesta semana em todo o Brasil. As mudanças serão oficializadas nesta terça-feira (09/12), durante cerimônia no Palácio do Planalto, quando o governo lançará o aplicativo CNH do Brasil, versão atualizada da atual Carteira Digital de Trânsito.

A principal alteração é o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para candidatos à primeira habilitação. O conteúdo teórico estará disponível gratuitamente no aplicativo do governo, sem exigência de carga horária mínima. A publicação das novas normas ocorrerá em edição extra do Diário Oficial da União após o evento de lançamento.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Mudanças

O processo de habilitação sofrerá modificações significativas em todo território nacional. Os candidatos poderão utilizar carro particular e contratar instrutores autônomos credenciados pelo Detran para as aulas práticas, cuja carga horária mínima diminuirá de 20 para apenas 2 horas.

As provas práticas continuarão sendo presenciais, assim como o exame médico e a coleta biométrica. Outra mudança importante é a eliminação do prazo de um ano para conclusão do processo de habilitação. Além disso, candidatos reprovados na primeira avaliação poderão fazer o segundo teste sem custos adicionais.

De acordo com dados divulgados pelo governo, as alterações podem reduzir em até 80% o custo para obtenção da CNH, que atualmente pode chegar a R$ 5 mil. A padronização das provas teóricas e práticas será implementada em todos os estados brasileiros.

Como vai funcionar?

O novo fluxo para obtenção da CNH começará com um curso gratuito pelo aplicativo ou computador. Após receber o certificado de aptidão, o candidato deverá comparecer ao Detran para biometria e foto, realizar exames médico e psicológico com profissionais de sua escolha, fazer a prova teórica e, se aprovado, escolher entre autoescola ou instrutor autônomo para as aulas práticas. O processo termina com a prova prática e, em caso de aprovação, a emissão automática da CNH digital.

Renan Filho declarou que o governo também implementará a renovação automática e gratuita da CNH para os “bons condutores”, beneficiando motoristas que não registrarem pontos de infração na carteira durante o ano anterior à renovação do documento.

Ainda não foram divulgadas informações sobre a transição para candidatos que já iniciaram o processo no modelo atual, nem sobre como será realizado o credenciamento dos instrutores autônomos pelos Detrans estaduais.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Sophia Loren Soares Camilo foi baleada em Belford Roxo

Menina de 10 anos morre após carro ser alvo de tiros em Belford Roxo, no RJ

Sophia Loren não resistiu aos ferimentos após veículo conduzido pelo pai ser alvejado; suspeito foi detido com arma e munições
Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Serão incorporadas como soldados 159 mulheres
Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ministério Público de São Paulo formalizou acusação com base em gravação de áudio feita pela vítima
ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

Falhas foram identificadas em barreiras de segurança; refinaria da zona norte do Rio de Janeiro vai recorrer da decisão