Um navio porta-contêineres de bandeira de Singapura colidiu com duas balsas no canal do Porto de Santos, no litoral sul de São Paulo. O acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (16/02), por volta das 21h30, quando o Seaspan Empire deixava o canal portuário após não encontrar espaço para atracar. Quatro tripulantes saltaram ao mar durante a colisão e foram resgatados sem ferimentos.
Segundo informações da Praticagem, o Seaspan Empire atingiu primeiro a balsa FB-15 e, em seguida, a FB-14, que estava sendo rebocada pela primeira por estar inoperante. As embarcações atingidas fazem parte do sistema de travessia entre Santos e Guarujá, mas não transportavam passageiros ou veículos no momento do acidente.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O navio havia partido do Rio de Janeiro na sexta-feira (14/02) e tentava atracar no Porto de Santos conforme programado. A colisão aconteceu próximo ao armazém 35 do complexo portuário, quando a embarcação manobrava para deixar o canal após não encontrar vaga disponível.
Um comandante e três marinheiros pularam na água no momento do impacto. Todos foram resgatados em segurança e não sofreram ferimentos. As balsas FB-14 e FB-15 estão temporariamente fora de operação no lado de Santos.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo informou que os “danos foram restritos à proa da embarcação”. A retirada das balsas do local deverá ser coordenada pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).
O sistema de travessia entre Santos e Guarujá não foi afetado pelo acidente. “A travessia das balsas entre as cidades opera normalmente com as demais embarcações da frota”, informou a Semil, acrescentando que uma apuração dos fatos está em andamento e sendo acompanhada pelas autoridades marítimas.
Leia mais: PF investiga vazamento de dados da Receita Federal envolvendo autoridades
A Secretaria também destacou que o plano especial para o feriado de Carnaval está em funcionamento. “Desde a última quinta-feira (12/02), está em vigor o plano operacional especial para o feriado de Carnaval nas oito travessias litorâneas do estado, com frota ampliada e monitoramento contínuo para garantir segurança e fluidez no transporte.” A operação segue até 18 de fevereiro, completou.
Em nota, a Autoridade Portuária de Santos afirma que “não houve feridos, (…) impactos às demais operações do Porto ou suspensão da navegação”.
“A Autoridade Portuária de Santos (APS) informa que tomou conhecimento de um abalroamento entre o navio Seaspam Empire e duas balsas da travessia Santos-Guarujá. O acidente ocorreu às 21h25 desta segunda-feira, dia 16 de fevereiro.
Informações preliminares, ainda em apuração, dão conta de que a embarcação, de bandeira Singapuriana, carregada com contêineres, realizava manobra de saída do Porto de Santos, quando atingiu as duas balsas, que cruzavam o canal de navegação, ambas vazias e uma sendo rebocada pela outra. Após o abalroamento, o navio seguiu para a área de fundeio e depois, às 3h00 desta terça-feira, 17 de fevereiro, entrou no Porto e atracou no terminal DP World, onde permanece até o momento.
Não houve feridos – três tripulantes das balsas lançaram-se ao mar durante o acontecimento, mas foram resgatados em seguida aparentemente sem danos físicos -, nem impactos às demais operações do Porto ou suspensão da navegação. O acidente será investigado pela Capitania dos Portos de São Paulo.
Com mais de onze mil movimentos de entrada e saída de navios por ano, a segurança na navegação é prioridade no Porto de Santos. Com a construção do túnel Santos-Guarujá, obra do novo PAC do Governo do Brasil e parceira com o governo estadual, fatos como esse serão evitados.”
