O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) liberou nesta quinta-feira (05/02) a consulta ao abono salarial PIS-Pasep 2026, referente ao ano-base 2024. Os pagamentos começarão em 16 de fevereiro, beneficiando aproximadamente 26,9 milhões de trabalhadores em todo o país com valores que podem chegar a um salário-mínimo.
Os trabalhadores podem verificar sua elegibilidade ao benefício através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para realizar a consulta, é necessário seguir estes passos:
- Verificar se o aplicativo está na versão mais recente
- Acessar o sistema utilizando o CPF e a senha cadastrada no portal gov.br
- Navegar até a seção “Benefícios”
- Selecionar a opção “Abono Salarial”
Funcionários do setor privado contam com opções adicionais para verificação, podendo consultar sua situação e datas de pagamento também pelos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
O MTE implementou um calendário fixo para os pagamentos do abono salarial em 2026. A distribuição dos valores começará em 16 de fevereiro, atendendo inicialmente os trabalhadores nascidos em janeiro.
Os beneficiários poderão sacar os valores depositados até 30 de dezembro de 2026, data que marca o encerramento do calendário de pagamentos deste ano.
De acordo com estimativas do Ministério do Trabalho e Emprego, o programa de abono salarial injetará R$ 33,5 bilhões na economia brasileira em 2026. Este montante será distribuído entre os milhões de trabalhadores que atendem aos requisitos estabelecidos.
O benefício é concedido anualmente tanto para trabalhadores do setor privado quanto para servidores públicos que cumprem os critérios do programa PIS-Pasep.
A distribuição dos valores do abono salarial é realizada por duas instituições financeiras. O Banco do Brasil é responsável pelos pagamentos do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), destinado aos servidores públicos. Já a Caixa Econômica Federal efetua os pagamentos do PIS (Programa de Integração Social) para trabalhadores da iniciativa privada.
Para simplificar o acesso às informações sobre o benefício, o governo federal disponibilizou diversos canais digitais de consulta. Além da Carteira de Trabalho Digital, os aplicativos específicos das instituições financeiras responsáveis pelo pagamento também permitem a verificação do status do abono.
A digitalização dos serviços relacionados ao abono salarial visa facilitar o acesso dos trabalhadores às informações e ao recebimento do benefício, eliminando a necessidade de deslocamento às agências físicas.
