Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDaniela Lima: PF vê indícios de operação bilionária com...

Daniela Lima: PF vê indícios de operação bilionária com Banco Master como “camaradagem”

"A amizade não justifica a utilização de um banco, que é gerido e abastecido com dinheiro público, para salvar o banco do coleguinha"

Alvo de uma operação da Polícia Federal na terça-feira (18/11), o Banco Master e o seu dono, o empresário Daniel Vorcaro, contam com diversas conexões em Brasília e foram beneficiados por pressão de políticos, diz a colunista Daniela Lima, da rádio TMC.

“A PF trata hoje (a investigação do banco) como caso de camaradagem porque o Vorcaro é muito bem relacionado com uma série de políticos em Brasília, principalmente do Centrão, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)”, afirmou.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A jornalista disse que estas conexões na capital do país aproximaram o Banco Master do BRB. O Banco de Brasília, que é estatal, tentou comprar a instituição de Vorcaro neste ano.

“Agora, a amizade não justifica a utilização de um banco, que é gerido e abastecido com dinheiro público (tem a folha salarial de funcionários públicos do DF) para salvar o banco do coleguinha”, disse Daniela Lima. “É uma carteira de R$ 12,2 bilhões que o BRB investiu no Banco Master em papeis que, na prática, não existiam.”

Leia Mais: Banco Central decreta liquidação do Banco Master poucas horas após acordo com árabes

Daniela ainda trouxe um bastidor importante sobre as descobertas da Polícia Federal, que diz respeito a movimentações suspeitas de Daniel Vorcaro ao próprio banco.

O Banco Master só conseguia fechar os balanços com aportes do próprio Daniel Vorcaro. Como ele fazia: quando a conta não fechava, ele tirava dinheiro do próprio bolso e fazia o aporte. Isso, em vez de ajudar, piorou, porque a pergunta passou a ser, ‘como um banco insolvente tem o seu principal acionista com ‘bala na agulha’ para fazer aportes e fechar balanço?’ De onde vem esse dinheiro? A situação dele não é nada fácil”, explicou.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas