Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilDia da Visibilidade Trans: Conheça pessoas que fizeram história

Dia da Visibilidade Trans: Conheça pessoas que fizeram história

Ao contrário do que se ouve, pessoas trans não só existem desde antes do século 21, como também deixaram suas marcas na evolução humana

Nesta quinta-feira (29/01) se comemora o Dia da Visibilidade Trans no Brasil, data criada pelo Senado Federal em 2004 em prol da “luta pelo fim da violência, da discriminação e dos retrocessos em direitos de cidadania” para pessoas transexuais, travestis e não-binárias.

No Brasil, são muitas as pessoas trans em evidência na vida civil, na arte e até na política. São casos como os das deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), da cantora Liniker, da cartunista Laerte Coutinho, do ator e ex-vereador Thammy Miranda, e da modelo Roberta Close.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Mesmo assim, o Brasil ainda é – há 18 anos consecutivos – o país que mais mata pessoas trans, e continua o sendo mesmo se considerarmos apenas incidentes onde a motivação do crime foi a transição de gênero da vítima. Ainda hoje, figuras em posições de poder e com vasta influência utilizam de suas plataformas para disseminar ódio contra uma das minorias mais desprotegidas do planeta; muitas vezes, por mera questão de ignorância.

Para muitos, há a ideia de que a existência de pessoas trans é um “fenômeno moderno”, uma consequência cultural de determinados movimentos políticos. Tanto a história quanto a ciência, porém, refutam esta crença. A própria biologia não trata as noções de “gênero” (identidade) e “sexo” (genética) como sendo a mesma palavra; além disso, registros de pessoas que, de alguma forma, “mudaram de gênero” existem desde a Idade Média.

Leia mais: PF investiga origem de fake news sobre programas sociais

A história da humanidade tem contribuição íntima e decisiva de pessoas trans. Veja alguns nomes famosos:

Alberta Lucille / Alan L. Hart (1890 – 1962)

Alan Hart – conhecida também pelo seu ‘nom de plume‘ Alberta Lucille – foi uma mulher de vários talentos: ela era escritora, romancista, física, radiologista e também autoridade na pesquisa sobre tuberculose no seu tempo.

Também foi Hart a pioneira no uso da fotografia em raio-X para detectar tuberculose em pacientes, procedimento este que já existia, mas não era utilizado com frequência. Em 2021, a revista Scientific American descreveu Hart como alguém que “salvou inúmeras vidas após transicionar em 1917”.

Marsha P. Johnson (1945 – 1992)

Figura central na Revolta de Stonewall em 1969, uma das mais memoráveis manifestações contra a violência policial na história dos Estados Unidos. Além de co-fundar o STAR (Ação Revolucionária para Travestis em Situação de Rua), que organizava moradias para jovens LGBTQ+ sem-teto, Johnson também foi uma proeminente ativista em campanhas de conscientização e prevenção da AIDS.

Lilly (1967) e Lana (1965) Wachowski

Lilly e Lana, conhecidas como “irmãs Wachowski”, são cineastas, roteiristas e produtoras americanas transgênero. O grande marco das irmãs na sétima arte é a franquia “Matrix” – que, inclusive, foi explicada por elas anos depois como sendo uma alegoria para a transição de gênero.

Lilly e Lana também estiveram por trás de “Speed Racer”, “Cloud Atlas”, e da série “Sense8”, da Netflix, cujo cancelamento gerou um dos maiores protestos de fãs que a plataforma já havia visto.

Sarah McBride (1990)

Assim como o Brasil tem Erika Hilton e Duda Salabert, os Estados Unidos têm Sarah McBride. A ativista e política filiada ao Partido Democrata foi a primeira senadora estadual trans da história do país, tendo sido eleita pelo estado de Delaware em 2020.

Entre 2016 e 2021, McBride atuou como Secretária Nacional de Imprensa da Campanha de Direitos Humanos; em 2024, ela anunciou sua candidatura para o que seria o equivalente à Câmara dos Deputados dos EUA, e foi eleita em 2025. Além de atuar em causas sociais, especialmente ligadas a pautas LGBTQ+, McBride também integrou comitês parlamentares de Relações Exteriores, de Accountability, e de Ciência, Espaço e Tecnologia.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Brasileiro detido pelo ICE nos Estados Unidos

Brasileiro diz estar seguro, mas descreve cenário ‘deplorável’ em centro de detenção nos EUA

Matheus Silveira falou com a família e relatou falta de água quente, sujeira e ausência de informações sobre a volta ao Brasil
MP manda retirar idosos de abrigo clandestino após achar comida estragada e falta de higiene

MP manda retirar idosos de abrigo clandestino após achar comida estragada e falta de higiene

Local em Taguatinga Norte foi interditado depois que fiscalização encontrou alimentos vencidos, remédios mal armazenados e sinais de abandono
Polícia prende quadrilha especializada em fraudes eletrônicas no DF

Polícia prende quadrilha especializada em fraudes eletrônicas no DF

Grupo criminoso usava imóveis alugados como “escritórios do crime” e causou prejuízo superior a R$ 360 mil a instituições financeiras
Câmara dos Deputados anuncia corrida em comemoração aos 200 anos da Casa

Câmara dos Deputados anuncia corrida em comemoração aos 200 anos da Casa

Prova será realizada em 17 de maio de 2025 e terá percursos de 3 km, 5 km, 10 km e modalidade infantil