O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou nesta segunda-feira (09/02) do TMC 360. Ele participa ao lado do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin do anúncio no Instituto Butantan, em São Paulo, de ações voltadas à ampliação da infraestrutura e da capacidade produtiva de vacinas e insumos biológicos.
“É um orgulho e é uma segurança para o povo brasileiro. Fruto de muito investimento do governo do Brasil, em parceria com o governo de São Paulo e os pesquisadores do Butantan. Vamos assinar o início de mais obras. São R$ 1,4 bilhão de investimentos do orçamento que vão construir novas fábricas, uma das estruturas será para novas vacinas da plataforma RNA mensageiro (RNAm)”, disse.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
No evento, o governo do Brasil também anunciará o início, em todos os estados do país, da vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da Atenção Primária. A previsão é proteger 1,2 milhão de trabalhadores que atuam na linha de frente do SUS.
“Agora nós temos duas armas de vacina contra a dengue. Uma, que é a vacina internacional japonesa, que é para o público de 10 a 14 anos e que vamos colocar em todos os municípios. E agora a vacina do Butantan, que vamos começar com os profissionais que atuam na saúde. O Butantan fez uma parceria com a empresa chinesa WuXi, que vai produzir 30 vezes mais, para poder chegar ao restante da população”, explicou.
Padilha também falou que um estudo será feito para possibilidade de aumentar a faixa etária da vacina Butantan-DV, que será aplicada inicialmente em pessoas de 15 a 59 anos.
