Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilEnel se justifica e aponta rajadas de vento como...

Enel se justifica e aponta rajadas de vento como evento “mais complexo” de 2025

A Enel apresentou dados para defender que agiu bem durante a crise das rajadas de vento em São Paulo

Nesta quarta-feira (11/02), a Enel emitiu um parecer sobre a atuação da empresa durante a crise das rajadas de vento que acometeu São Paulo em 10 de dezembro de 2025. A empresa destacou que o evento foi o de “maior complexidade” do ano passado.

Ao longo de cerca de 12 horas (do dia 10 de dezembro), foram registrados ventos sustentados elevados, com rajadas recorrentes superiores a 60 km/h e picos de até 98 km/h“, explicou a Enel no início do documento que a Rádio TMC teve acesso. A empresa ainda comparou com dados das rajadas de outubro de 2024, em que tiveram ventos até mais fortes, mas com menor intensidade ao longo do dia.

(Foto: Reprodução/Enel)

Paralelamente, o número de chamados aumentou em 71% se comparado às rajadas de outubro de 2024. Comparado a um dia normal, o aumento foi de 580% segundo a Enel.

(Foto: Reprodução/Enel)

Além de ressaltar o nível do evento, a Enel também defendeu que atuou bem durante as rajadas de vento: “Observa-se que, nas primeiras 24 horas após o pico do evento, a Enel SP já havia restabelecido o fornecimento de energia para aproximadamente 85% dos clientes impactados, o que representa cerca de 3,5 milhões de clientes. Em até 48 horas, o atendimento chegou a 95% dos clientes afetados.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Já na reta final do documento de 14 páginas, a Enel salientou que as rajadas de vento foi o evento mais difícil de lidar de 2025 e que 4,2 milhões de clientes foram afetados em 10 de dezembro.

“A análise baseada no total acumulado de clientes impactados, indicador mais aderente à natureza do evento, evidencia que aproximadamente 4,2 milhões de clientes foram afetados ao longo do Dia D, valor substancialmente superior ao que seria percebido pela avaliação exclusiva da curva de clientes interrompidos simultaneamente. Essa abordagem confirma a maior complexidade operacional imposta à Distribuidora no evento de 2025“, escreveu a Enel.

“Assim, uma avaliação abrangente, baseada em dados finais e consolidados, permite concluir que, embora o evento de dezembro de 2025 tenha apresentado maior severidade e complexidade, a resposta da Enel SP foi significativamente mais rápida e eficiente, confirmando a evolução contínua do desempenho operacional da Distribuidora”, concluíram na sequência.

Leia mais: Toffoli diz que pedido de suspeição da PF é “ilação” e questiona legitimidade

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Fachada da unidade da C4 Gym no Parque São Lucas

Donos de academia são indiciados após morte por intoxicação em piscina

Polícia apura uso irregular de produtos químicos e ausência de protocolos de segurança; caso é tratado como homicídio com dolo eventual
Vandalismo em posto

Trio em carro de luxo vandaliza posto de gasolina no DF; veja o vídeo

Câmeras de segurança registraram ação ocorrida na manhã de domingo, caso é investigado pela 11ª Delegacia de Polícia
Mulheres são arrastadas por enxurrada durante forte chuva em Minas Gerais; veja vídeo 

Mulheres são arrastadas por enxurrada durante forte chuva em Minas Gerais; veja vídeo 

Vítimas foram levadas pela força da água, em Montes Claros, nesta terça-feira (10/02) e foram resgatadas por homens que estavam em frente a uma mercearia
Análise técnica do TCU não vê irregularidades na liquidação do Master pelo BC, diz agência

Análise técnica do TCU não vê irregularidades na liquidação do Master pelo BC, diz agência

Ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso, chegou a sinalizar que poderia considerar medidas para impedir a venda de ativos durante a liquidação do Master