Nesta quarta-feira (11/02), a Enel emitiu um parecer sobre a atuação da empresa durante a crise das rajadas de vento que acometeu São Paulo em 10 de dezembro de 2025. A empresa destacou que o evento foi o de “maior complexidade” do ano passado.
“Ao longo de cerca de 12 horas (do dia 10 de dezembro), foram registrados ventos sustentados elevados, com rajadas recorrentes superiores a 60 km/h e picos de até 98 km/h“, explicou a Enel no início do documento que a Rádio TMC teve acesso. A empresa ainda comparou com dados das rajadas de outubro de 2024, em que tiveram ventos até mais fortes, mas com menor intensidade ao longo do dia.

Paralelamente, o número de chamados aumentou em 71% se comparado às rajadas de outubro de 2024. Comparado a um dia normal, o aumento foi de 580% segundo a Enel.

Além de ressaltar o nível do evento, a Enel também defendeu que atuou bem durante as rajadas de vento: “Observa-se que, nas primeiras 24 horas após o pico do evento, a Enel SP já havia restabelecido o fornecimento de energia para aproximadamente 85% dos clientes impactados, o que representa cerca de 3,5 milhões de clientes. Em até 48 horas, o atendimento chegou a 95% dos clientes afetados.“
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Já na reta final do documento de 14 páginas, a Enel salientou que as rajadas de vento foi o evento mais difícil de lidar de 2025 e que 4,2 milhões de clientes foram afetados em 10 de dezembro.
“A análise baseada no total acumulado de clientes impactados, indicador mais aderente à natureza do evento, evidencia que aproximadamente 4,2 milhões de clientes foram afetados ao longo do Dia D, valor substancialmente superior ao que seria percebido pela avaliação exclusiva da curva de clientes interrompidos simultaneamente. Essa abordagem confirma a maior complexidade operacional imposta à Distribuidora no evento de 2025“, escreveu a Enel.
“Assim, uma avaliação abrangente, baseada em dados finais e consolidados, permite concluir que, embora o evento de dezembro de 2025 tenha apresentado maior severidade e complexidade, a resposta da Enel SP foi significativamente mais rápida e eficiente, confirmando a evolução contínua do desempenho operacional da Distribuidora”, concluíram na sequência.
Leia mais: Toffoli diz que pedido de suspeição da PF é “ilação” e questiona legitimidade
