Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilEssa nova ponte reduzirá distância de 16 km para...

Essa nova ponte reduzirá distância de 16 km para 100 m entre cidades; veja onde

A nova ponte será construída entre Araquari e Guaramirim e promete revolucionar o tráfego e impulsionar a economia local de Santa Catarina

A construção de uma nova ponte que ligará os municípios de Araquari e Guaramirim, no norte de Santa Catarina, sobre o Rio Itapocu, promete reduzir uma travessia que hoje é de 16 quilômetros para apenas 100 metros.

A estrutura substituirá a antiga ponte pênsil, interditada pela Defesa Civil após apresentar problemas estruturais evidenciados pelas fortes chuvas.

Imagem colorida de enchente em Araquari
Enchente em Araquari . THIAGO KAUE/AGÊNCIA BRASIL

Projeto conjunto

As prefeituras dos municípios Guaramirim e Araquari aprovaram no dia 13 de outubro o projeto da nova ponte. O documento foi elaborado pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade de Guaramirim e apresentado em reunião que contou com a presença do prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann, do vice-prefeito, Dênis Lunelli, do prefeito de Araquari, Ludgero Jasper Junior, do vice-prefeito, Nelson Silveira, e de equipes técnicas das duas administrações.

Leia também: Cidade nordestina tem beleza comparada à Grécia antiga

Segundo o prefeito Adriano Zimmermann, “a nova ponte vai garantir maior integração entre as duas cidades, melhorar a mobilidade dos moradores da região e proporcionar um escoamento mais eficiente da produção local”.

Busca por recursos

Segundo a prefeitura de Guaramirim, com a aprovação do projeto, “os municípios avançam agora para a busca de recursos que viabilizem a execução da obra, considerada estratégica para o desenvolvimento urbano e logístico da região”.

Leia também: Maior que o Vaticano: conheça o maior prédio do mundo com ruas, hotéis e praia artificial

As prefeituras apontam que a obra consiste na implantação de uma ponte rodoviária em concreto armado e protendido, interligando a Estrada Bananal do Sul, em Guaramirim, à Estrada Geral Guamiranga, em Araquari.

“O empreendimento integra o sistema viário municipal e regional, com o objetivo de garantir mobilidade segura e permanente entre as margens do rio, substituindo a ponte pênsil, atualmente interditada pela Defesa Civil. A demolição da estrutura será realizada pela Prefeitura de Araquari”, diz a Prefeitura.

Projeto

O projeto prevê que a ponte tenha uma estrutura com 100 metros de extensão e 13 metros de largura com duas faixas de rolamento, calçadas e ciclovia.

Leia também: Entre neblina e montanhas: conheça o vilarejo mais gelado do Brasil

O investimento estimado é de R$ 12,1 milhões. Entre os serviços previstos estão terraplenagem, fundações profundas, execução da estrutura em concreto, drenagem pluvial, pavimentação dos acessos, sinalização viária, implantação de ciclovia e passeios com acessibilidade, além de paisagismo e readequação de redes existentes.

Além de encurtar o caminho entre os municípios, a nova ponte promete oferecer travessia mais rápida e segura para motoristas, pedestres e ciclistas.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas