Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilFalhas na rede de água e esgoto em São...

Falhas na rede de água e esgoto em São Paulo atingem maior nível em 5 anos

Levantamento mostra salto de 7 para 52 falhas em apenas sete meses; Zona Norte é a região mais afetada. Sabesp cita causas externas e reforça investimentos.

O número de falhas na rede de água e esgoto na cidade de São Paulo é o maior desde 2020, segundo um levantamento inédito da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).

Em 2020, foram registradas 82 falhas que afetaram a distribuição de água e a rede de esgoto. Nos anos seguintes, os números variaram entre 20 e 40 ocorrências. Em todo o ano passado, o total caiu para 7 registros, mas até julho de 2025 já subiu para 52.

As falhas incluem vazamentos, problemas em bombas e apagões em estações de tratamento. A região mais afetada é a Zona Norte, seguida pela Zona Sul e pela Zona Leste.

Procurada, a Sabesp informou que cerca de 30% das ocorrências são causadas por fatores externos, como falta de energia, furtos e vandalismo, e afirmou que está investindo na renovação da infraestrutura e no monitoramento do sistema.

O engenheiro e professor de infraestrutura urbana do Mackenzie, Antonio Eduardo Giansante, destacou a importância de diferenciar falhas sob responsabilidade da Sabesp daquelas provocadas por outros setores. Segundo ele, é necessário ampliar o planejamento de manutenção, adotando medidas preventivas e preditivas para reduzir o número de ocorrências.

Por G1

Notícias que importam para você

Funcionários da Enel consertam poste de luz

Grande SP tem 27 mil imóveis sem luz após promessa de normalização

Concessionária havia garantido restabelecimento total até domingo, mas casos complexos persistem; Justiça determinou multa de R$ 200 mil por hora de atraso
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes

Prefeito de SP, Ricardo Nunes chega a 64,6% de aprovação, diz Paraná Pesquisas

Foram entrevistadas 1.250 pessoas entre os dias 04 e 08 de dezembro e o nível de confiança da pesquisa é de 95%
Motos e carros durante fortes chuvas em São Paulo

São Paulo terá semana de frente fria, com chuvas e queda de temperatura

CGE alerta para riscos de alagamentos e quedas de árvores devido às precipitações, que serão acompanhadas de raios e rajadas localizadas de vento