O senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que seu pai, Jair Bolsonaro, o escolheu para ser o candidato do Partido Liberal à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi feita nesta sexta-feira (05/12), após o parlamentar ter visitado o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde este cumpre pena.
O anúncio ocorreu por meio das redes sociais do senador, que divulgou a decisão tomada durante visita realizada na última terça-feira (2). Jair Bolsonaro está impedido de disputar eleições devido a condenações impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, declarou Flavio em sua publicação.
A escolha do filho mais velho do ex-presidente acontece em um contexto de disputa interna entre aliados pelo capital político de Bolsonaro. O senador também foi designado para representar politicamente o pai durante o período de detenção.
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, endossou a indicação ao ser consultado sobre o assunto. “Confirmado. Flávio me disse que o nosso capitão [Jair Bolsonaro] ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, afirmou Valdemar.
Com esta definição, o PL estabelece seu pré-candidato para a disputa presidencial de 2026. Não foram divulgadas informações sobre a estruturação da campanha ou as principais propostas que serão defendidas pelo candidato.
