Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilFronteiras brasileiras: documento secreto da Abin mostra falhas que...

Fronteiras brasileiras: documento secreto da Abin mostra falhas que favorecem PCC e CV

Relatório sigiloso da Abin revela como falhas estruturais, corrupção e falta de coordenação do Estado fortalecem o crime organizado nas fronteiras brasileiras.

Um documento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), datado de janeiro de 2018, revela como o Estado avalia as falhas que ajudam o crime organizado a crescer nas fronteiras do Brasil. O relatório detalha em especial o que possibilita o avanço de facções como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

O levantamento aponta que essas falhas envolvem “porosidade física, corrupção endêmica e cooptação de agentes públicos e privados”, segundo o documento. Ele mapeia duas grandes zonas de pressão: o “Arco Norte” (fronteiras com Colômbia e Venezuela) e o “Arco Centro-Sul” (áreas de expansão das facções brasileiras para centros urbanos). Um exemplo: o estado do Acre é descrito como “dobradiça” entre o que entra pela floresta e o que segue rodoviário para fora.

Leia mais: Fórum Brasileiro de Segurança Pública condena operação no Rio

O relatório também define tipos de fronteira para explicar como o crime se movimenta em diferentes territórios. Locais como as cidades-gêmeas Brasiléia (AC) e Cobija (Bolívia) são apontados como exemplos onde o legal e o ilegal se misturam no dia a dia. Segundo a Abin, sem mudanças institucionais, “a simples presença do Estado não basta para conter o avanço do crime”.

O relatório foi divulgado primeiramente pelo ICL Notícias.

Leia mais: “Se Deus é brasileiro, ele é bandido”: caos no Rio escancara perda de controle do Estado

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024