Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGoverno Federal cria plataforma com lista dos criminosos mais...

Governo Federal cria plataforma com lista dos criminosos mais procurados do país

Iniciativa do Ministério da Justiça reúne foragidos de alta periculosidade selecionados por critérios como gravidade dos crimes e vínculos com organizações criminosas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou uma plataforma digital que reúne informações sobre os criminosos mais procurados do país. O site gov.br/captura foi lançado nesta segunda-feira (8) em Brasília, como parte do Programa Captura, que busca identificar, localizar e prender indivíduos de alta periculosidade em todo o território nacional.

A ferramenta disponibiliza dados sobre 216 foragidos considerados prioritários pelas autoridades de segurança pública. Cada unidade da Federação indicou oito alvos para compor a lista nacional, seguindo critérios técnicos estabelecidos pelo ministério.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A seleção dos nomes baseou-se em uma matriz de risco que avaliou aspectos como gravidade dos crimes cometidos, vínculos com organizações criminosas, quantidade de mandados de prisão em aberto e atuação interestadual dos criminosos.

O projeto resulta de uma articulação entre os governos federal e estaduais para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado no Brasil. A população pode contribuir com informações sobre os foragidos através dos canais 190 e 197, com garantia de anonimato para as denúncias.

“A implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”, diz o ministério, em nota.

Como parte da estratégia, o MJSP também anunciou a instalação de uma célula operacional do Programa Captura no Rio de Janeiro. Sobre esta decisão específica, o ministério explicou: “A medida responde à constatação de que criminosos de diferentes regiões do Brasil frequentemente se ocultam em áreas do estado fluminense. A nova estrutura permitirá apoio direto às polícias estaduais e maior agilidade na troca de informações para a localização de foragidos”.

A plataforma já está em funcionamento e disponibiliza informações detalhadas sobre os criminosos mais procurados de todas as unidades federativas do Brasil.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão