Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGreve de ônibus paralisa 24 linhas no Rio de...

Greve de ônibus paralisa 24 linhas no Rio de Janeiro

Funcionários da Vila Isabel e Real exigem pagamento de salários atrasados e benefícios

Cerca de 1.300 funcionários das viações Vila Isabel e Real interromperam suas atividades na manhã desta segunda-feira (22/12) na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A paralisação afeta a circulação de 24 linhas de ônibus que conectam diversas regiões da cidade. Os trabalhadores exigem o pagamento de salários atrasados, além do depósito do FGTS e do vale-alimentação.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Esta é a segunda paralisação em apenas três meses envolvendo as mesmas empresas de transporte. Os manifestantes estão concentrados em quatro pontos estratégicos: na Central do Brasil, no Terminal Gentileza, em um terreno na Av. Brasil próximo ao Assaí e na garagem em Vila Isabel.

O Sindicato dos Rodoviários aponta que, além dos salários em atraso, os funcionários enfrentam outras irregularidades trabalhistas, como demissões sem pagamento de verbas rescisórias, férias não pagas desde outubro, ausência de recolhimento de INSS e falta de repasse de pensões alimentícias.

“Os funcionários estão irredutíveis e só voltam ao trabalho após todos receberem salários, férias, FGTS e ticket alimentação. Vamos tentar um acordo para evitar que a população seja prejudicada”, declarou José Carlos Sacramento, vice-presidente do sindicato.

Entre as 24 linhas afetadas, 18 pertencem à Viação Real e 6 à Vila Isabel. A Real teve paralisadas rotas como a 108 (Terminal Gentileza x Ipanema), 110 (Terminal Gentileza x Leblon) e 163 (Terminal Gentileza x Copacabana). Já a Vila Isabel teve interrompidas linhas como a 222 (Vila Isabel x Gamboa), 432 (Vila Isabel x Gávea) e 433 (Vila Isabel x Siqueira Campos).

A paralisação compromete trajetos importantes que ligam o Terminal Gentileza a bairros da Zona Sul, além de rotas que passam pela Central, Alvorada, Av. Brasil, Túnel Rebouças e Botafogo. A situação se agravou em novembro, quando um ônibus da empresa pegou fogo dentro do Túnel Rebouças, colocando passageiros em risco.

Os funcionários também denunciam condições precárias de trabalho, com ônibus sem manutenção adequada e infestação de baratas, além do cancelamento do plano odontológico sem aviso prévio. Nos últimos dois meses, o g1 e a TV Globo documentaram problemas como veículos circulando sem manutenção, redução da frota e atrasos constantes.

A secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio de Campos, informou que já tomou medidas para minimizar os impactos. “Enviamos um ofício ao consórcio determinando o aumento imediato do número de viagens nas linhas de contingência e ordenando que os consórcios assumam, de forma emergencial, a operação das linhas paralisadas.”

A prefeitura do Rio afirmou que o repasse de subsídios aos consórcios está em dia e que a paralisação é uma questão entre empregadores e funcionários das empresas. O Rio Ônibus e o Consórcio Intersul divulgaram nota informando que acompanham a situação e esperam uma rápida resolução para normalizar a operação.

Não há previsão para o término da paralisação, que depende das negociações entre as empresas e os trabalhadores.

Leia mais: Quais as chances reais de ganhar na Mega-Sena da virada? Veja probabilidades

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial