A Guarda Civil Municipal de Cabo Frio deteve 13 homens por posse e uso de entorpecentes na Praia do Forte, um dos pontos turísticos mais frequentados da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A operação ocorreu neste domingo (28/12), no início da tarde, quando o local registrava grande movimento de banhistas. Os suspeitos foram identificados por meio de um sistema de câmeras de segurança integrado ao Sistema de Consulta de Antecedentes.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Agentes da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) e do Grupamento Operacional de Praia (GOP) executaram a ação, que contou com o apoio da tecnologia de reconhecimento facial. O sistema opera em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, monitorando áreas de grande circulação na cidade.
Segundo informações da Prefeitura, todos os detidos são oriundos de outras cidades do estado do Rio de Janeiro, não sendo moradores de Cabo Frio. Após os procedimentos na delegacia, os 13 homens foram autuados e posteriormente liberados.
A Prefeitura não divulgou detalhes sobre a quantidade de entorpecentes apreendida durante a operação ou informações sobre o histórico criminal dos detidos.
Leia Mais: Onda de calor eleva temperatura de SP e Rio a quase 8°C acima da média
O coronel Leandro Carvalho, secretário de Segurança e Ordem Pública, comentou sobre a operação.
“Fizemos um planejamento para o verão e toda a alta temporada, com um trabalho conjunto entre a nossa Guarda Civil Municipal e as forças de segurança. O reconhecimento facial já havia sido fundamental no Carnaval, e agora, no Réveillon, estamos adotando a medida novamente. Seguiremos firmes na manutenção da ordem aqui em Cabo Frio. Nossa cidade está de portas abertas para os turistas, mas sem abrir mão de um ambiente seguro e com bem-estar em nossas praias”.
A ação integra o planejamento de segurança desenvolvido especificamente para o período de verão e alta temporada turística na cidade.
