Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilIdosos têm direito a conta de luz de graça?...

Idosos têm direito a conta de luz de graça? Veja o que diz a lei

17 milhões de famílias brasileiras passam a ter gratuidade parcial na conta de energia elétrica

A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma política pública de assistência social destinada às famílias de baixa renda. Criada em 2002 (Lei nº 10.438) e regulamentada pela Lei nº 12.212/2010, o objetivo é tornar a energia elétrica mais acessível a quem mais precisa.

Parte dos custos é subsidiada por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo setorial que viabiliza os descontos tarifários.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Em junho deste ano, a ANEEL aprovou novas regras para a TSEE. Segundo as regras, será aplicado 100% de desconto para quem consome até 80 kWh/mês. São 17 milhões de famílias brasileiras beneficiadas com a gratuidade.

Tarifa Social

O programa é federal e oferece descontos ou gratuidade parcial na conta de luz para famílias de baixa renda e idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, a lei é para aqueles que recebem até um salário mínimo.

Até o primeiro trimestre de 2025, os descontos tinham variedade conforme o consumo: de 0 a 30 kWh/mês o desconto era de 65%, de 31 a 100 kWh/mês era de 40% e de 101 a 220 kWh/mês era de 10%.

Com a atualização da TSEE em 2025, o programa passou a conceder 100% de isenção nos primeiros 80 kWh/mês.

Leia: Esse pode ser o novo direito dos idosos garantido por lei; veja qual

Como ter acesso à gratuidade?

Segundo a ANEEL, idosos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e são beneficiários da Tarifa Social passam a ter a gratuidade garantida nos primeiros 80 kWh/mês de consumo.

Essa parcela da energia consumida deixa de ser cobrada, restando apenas encargos como ICMS e iluminação pública.

Além disso, o idoso ou sua família precisa estar atualizado no Cadastro Único (CadÚnico), que é o sistema oficial do governo para identificar beneficiários de programas sociais.

Mesmo que esteja inscrito no CadÚnico e receba o BPC, é necessário contatar a distribuidora de energia elétrica para fornecer documento de identificação, CPF e NIS

A medida ajuda a preservar o orçamento das famílias que mais precisam, especialmente idosos que recebem apenas o BPC, garantindo que possam arcar com outros gastos essenciais, como alimentação e saúde.

Saiba mais: Relembre a lei que ajuda o idoso a se livrar de dívidas

Idosos tem gratuidade na conta de energia elétrica, veja como acessar | Imagem: Freepik

Gratuidade na energia alcança milhões de pessoas idosas

Segundo relatório do Ministério das Comunicações, de setembro de 2025, baseado na PNAD Contínua de 2024, 69,8% das pessoas com 60 anos ou mais já têm acesso à internet, um avanço significativo em inclusão digital para a terceira idade.

A faixa etária entre 60 e 69 anos é a que apresenta maior presença online, enquanto aqueles com 80 anos ou mais ainda enfrentam barreiras de acesso e utilização de tecnologias digitais.

Além disso, idosos nas regiões Sul e Sudeste apresentam maior acesso à internet em relação aos das regiões Norte e Nordeste, refletindo desigualdades históricas na infraestrutura de conectividade e no acesso à informação.

E mais… Idosos podem não precisar mais pagar pedágio? Entenda

Dados do Serasa Experian, mostram que contas básicas, como energia a de energia elétrica, água e gás, representam mais de 20% da inadimplência total dos consumidores brasileiros.

Em abril de 2025 essas dívidas foram responsáveis por 20,1% dos registros de calote no país. Itens essenciais de sobrevivência ainda são motivo de atraso de pagamento para muitas famílias.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024