Famoso hotel de Brasília, o Torre Palace foi ao chão neste domingo (25/01), após anos de abandono. O prédio foi implodido numa operação que contou com 165 quilos de explosivos e durou apenas cinco segundos.
O edifício, localizado no centro da capital federal, estava fechado desde 2013 e havia se transformado em ponto de ocupação irregular e consumo de drogas.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O terreno onde funcionava o hotel será utilizado para a construção de um novo empreendimento de luxo com 250 apartamentos. Os novos proprietários, um grupo do setor hoteleiro, não divulgaram o nome do futuro estabelecimento nem sua data de inauguração.
A implosão afetou diretamente a rotina da região central de Brasília. Três hotéis localizados a 100 metros do Torre Palace foram evacuados como medida de segurança. O prédio, que oferecia vista privilegiada para o Eixo Monumental, estava com estruturas expostas e sem móveis após anos de abandono.
Leia mais: Corrida tradicional marca celebração do aniversário de 472 anos de São Paulo
A demolição estava inicialmente programada para dezembro do ano passado, mas precisou ser adiada após recomendação do Exército. O grupo que adquiriu o terreno optou pela implosão após o edifício se tornar um problema de segurança pública.
Defesa Civil emitiu alerta para população
Meia hora antes da demolição, por volta das 9h30, a Defesa Civil emitiu um alerta “intrusivo” nos celulares próximos à área central, com direito a sirene. A mensagem dizia: “Defesa Civil: ALERTA DE COLAPSO DE EDIFICAÇÃO – IMPLOSÃO DO TORRE PALACE HOTEL, se mantenha fora da zona de exclusão até a liberação pela Defesa Civil do DF”.
Centenas de pessoas acompanharam a operação de fora da área de exclusão. O fluxo de pedestres foi liberado por volta das 10h30, após a conclusão dos trabalhos.
