O Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou o edital com as regras e o cronograma para o processo seletivo do primeiro semestre de 2026. A publicação ocorreu nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União. Os candidatos poderão se inscrever entre 26 e 29 de janeiro pelo portal Acesso Único do Ministério da Educação.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço acessounico.mec.gov.br/prouni, mediante login gov.br com CPF e senha. O prazo para participação termina às 23h59 do dia 29 de janeiro.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O Prouni oferece duas modalidades de auxílio em instituições particulares de ensino superior: bolsas integrais, que cobrem 100% das mensalidades, e bolsas parciais, com desconto de 50% nos valores.
Para participar do processo seletivo, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2025, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Calendário do processo seletivo
O cronograma completo do Prouni 2026 prevê a divulgação dos resultados em duas chamadas: a primeira em 3 de fevereiro e a segunda em 2 de março. Os candidatos que não forem selecionados nas chamadas regulares poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 25 e 26 de março, com resultado previsto para 31 de março.
Requisitos para participação
Além do desempenho mínimo no Enem, os candidatos precisam atender a pelo menos um dos seguintes critérios:
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública
- Ter estudado em escola privada com bolsa integral
- Ter formação parcial em instituições públicas e privadas com diferentes configurações de bolsas
- Ser pessoa com deficiência conforme legislação
- Ser professor da rede pública, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia
Como funciona o processo
Durante a inscrição, cada candidato pode indicar até duas opções de curso, especificando instituição e turno, em ordem de preferência. É necessário escolher entre participar por ampla concorrência ou pelo sistema de cotas.
Leia mais: IPTU para imóveis alugados: proprietário ou inquilino é responsável?
O sistema permite que os participantes acompanhem diariamente a nota parcial para os cursos selecionados durante o período de inscrições. As escolhas podem ser alteradas até o encerramento do prazo, sendo considerada sempre a última opção registrada.
Ao final do processo, serão classificados como pré-selecionados os candidatos que estiverem dentro da nota de corte e conseguirem uma das vagas disponíveis.
