Todo ano já começa com a preocupação do pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). Por se tratar de um imposto municipal, as regras variam de acordo com cada cidade. Normalmente, os valores começam a ser divulgados ainda em janeiro. Localização do imóvel, padrão de construção e até o tamanho da residência estão entre as variáveis que compõem os cálculos que definem o valor do tributo.
O parcelamento do IPTU vale a pena, principalmente, quando o pagamento à vista compromete seu orçamento ou quando não há incidência de juros nas parcelas. A decisão depende de uma análise cuidadosa do desconto oferecido e de sua situação financeira pessoal.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O ideal depende de uma simulação financeira baseada nos valores específicos do seu IPTU, o desconto oferecido pela sua prefeitura e a rentabilidade dos seus investimentos. Para verificar as condições exatas para o seu imóvel e emitir a segunda via do boleto, você deve acessar o portal oficial da prefeitura de sua cidade.
São Paulo
A partir deste ano, a Prefeitura de São Paulo deixará de enviar as parcelas mensais do IPTU via Correios. Quem optar pela quitação integral terá 3% de desconto. Quem optar pelo parcelamento receberá apenas a notificação inicial fisicamente; as demais guias deverão ser emitidas exclusivamente pelo site oficial.
Rio de Janeiro
O prazo para pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPTU termina em 6 de fevereiro de 2026. Quem optar pela quitação integral terá 7% de desconto, mantendo o mesmo benefício oferecido no ano anterior.
As guias também poderão ser emitidas de forma online, a partir de 21 de janeiro, no site Carioca Digital. É possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.
Distrito Federal
Assim como nas edições anteriores, o pagamento do IPTU pode ser efetuado à vista ou dividido em seis vezes. O vencimento da cota única ocorrerá entre os dias 11 e 15 de maio de 2026, oferecendo a possibilidade de pagamento com desconto, se aplicável.
Para quem optar pelo parcelamento em até seis vezes, a primeira parcela também vence em maio, seguindo o mesmo calendário da cota única. A última parcela vencerá em 19 de outubro de 2026.
O boleto é encaminhado ao endereço cadastrado no GDF, mas também pode ser emitido pelo site da Secretaria de Fazenda, postos Na Hora, agências do BRB ou pontos de atendimento da Receita.
Leia Mais: IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar
Recife
No Recife, contribuintes em dia com o fisco até 30 de novembro do ano anterior garantem, automaticamente, 5% de desconto no IPTU. Se o pagamento for realizado em cota única, o abatimento sobe para 10%. Para quem prefere parcelar em 10 vezes, o desconto de 5% é mantido, desde que as parcelas sejam pagas até o vencimento. O site oficial para pagamento e emissão da guia da Prefeitura do Recife é o Portal Recife em Dia.
Belo Horizonte
Neste mês, as guias de pagamento do IPTU chegarão às residências com código de barras e QR Code. Os contribuintes que anteciparem o pagamento de pelo menos duas parcelas até 30 de janeiro garantem um desconto de 7% sobre o valor total.
Para quem preferir o parcelamento, o imposto pode ser dividido em até 11 vezes. Sem a antecipação, a primeira parcela vence em 15 de fevereiro de 2026, com as demais vencendo no dia 15 de cada mês (ou no primeiro dia útil seguinte). Caso necessário, as guias (Drams) podem ser emitidas pelo site da prefeitura, app PBH, agências dos Correios ou via sistema Decort-BH.
Curitiba
O IPTU 2026 em Curitiba terá o vencimento da cota única e da primeira parcela em 20 de março. Quem optar pelo pagamento à vista garante um desconto de 10%. Também é possível parcelar o valor em até dez vezes sem juros.
Vale destacar que, para a maioria dos imóveis, o imposto não teve aumento real, sendo corrigido apenas pela inflação (IPCA). As guias de pagamento estarão disponíveis para emissão no site oficial da Prefeitura.
