Começa nesta segunda-feira (12), em São Paulo, o calendário de pagamento com desconto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Os proprietários de veículos com final de placa 1 têm até hoje para quitar a cota única, com desconto de 3%, ou a primeira parcela do imposto.
O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido. Veja a seguir o calendário:
- Final 1: 12 de janeiro
- Final 2: 13 de janeiro
- Final 3: 14 de janeiro
- Final 4: 15 de janeiro
- Final 5: 16 de janeiro
- Final 6: 19 de janeiro
- Final 7: 20 de janeiro
- Final 8: 21 de janeiro
- Final 9: 22 de janeiro
- Final 0: 23 de janeiro
A tabela segue os mesmos valores do ano passado: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas, caminhonetes, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões e 1% para veículos de locadoras. Para saber o valor do veículo o proprietário pode consultar o Sistema de Veículos (Sivei), uma página simplificada no site da Sefaz-SP.
Para efetuar o pagamento do IPVA 2026, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). O pagamento pode ser feito por PIX, cartão de crédito, TED, DOC, boleto e dinheiro.
Atraso no IPVA
Os vencimentos do pagamento do IPVA acontecem sempre no mesmo dia do mês – a placa 1, por exemplo, tem vencimento em 12 de janeiro, 12 de fevereiro, 12 de março, 12 de abril e 12 de maio. Caso o vencimento ocorra em finais de semana ou feriados, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.
Quem atrasar no pagamento fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia e juros com base na taxa Selic. Passados dois meses, o percentual fixo da multa se baseia em 20% do valor do imposto.
Leia mais: IPTU: Como regularizar cadastro imobiliário para corrigir cobrança indevida?
