Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaque"Oportunismo eleitoral", diz João Campos sobre pedido de impeachment

“Oportunismo eleitoral”, diz João Campos sobre pedido de impeachment

Prefeito do Recife deu entrevista no programa PE TMC nesta quarta-feira (07/01)

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), reagiu ao pedido de impeachment apresentado contra ele pelo vereador Eduardo Moura (Novo). Campos classificou a iniciativa como “oportunismo eleitoral” durante entrevista no programa PE TMC nesta quarta-feira (07/01). O processo foi motivado pela modificação no resultado de um concurso para procurador municipal.

“Nós temos o compromisso de fazer a coisa séria e a coisa certa. Essa causa em específico move a minha vida. Usar uma pauta de pessoa com deficiência para fazer trampolim político ou oportunismo eleitoral em torno disso é inadmissível. Tenho um irmão com Síndrome de Down. Eu sei a responsabilidade que uma família tem com uma pauta tão importante quanto essa”, disse.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Entenda o caso

A controvérsia envolve a alteração no resultado do concurso para a Procuradoria Municipal do Recife, que substituiu o candidato aprovado para vaga de pessoa com deficiência. O caso começou quando Lucas Vieira Silva, que havia se inscrito para as vagas de ampla concorrência, apresentou um diagnóstico de autismo e solicitou à Procuradoria sua reclassificação para concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD). O pedido foi realizado mais de dois anos após a homologação do concurso.

Marko Venício dos Santos Batista, que havia sido o único aprovado nas vagas para pessoas com deficiência no concurso realizado em 2022, foi diretamente afetado pela decisão. O resultado do certame foi homologado em junho de 2023, e Batista aguardava apenas sua nomeação e posse.

De acordo com informações contidas no pedido de impeachment, três procuradoras concursadas emitiram pareceres contrários à reclassificação de Lucas Vieira Silva. No entanto, o procurador-geral do município, Pedro Pontes, que ocupa cargo por indicação do prefeito, deferiu o pedido.

O vereador Eduardo Moura menciona no documento que solicita o impeachment que o pai do candidato inicialmente beneficiado pela alteração é o juiz Rildo Vieira Silva, que atua na Vara Regional de Crimes Contra a Administração Pública. O magistrado assumiu essa vara em outubro, no mesmo mês em que um procurador municipal se aposentou, abrindo a vaga na Procuradoria. Os contratos investigados em um processo arquivado pelo juiz somam mais de R$ 100 milhões.

“É importante deixar nítido que isso é uma disputa administrativa entre dois candidatos com deficiência. Não é alguém tirando a vaga de alguém com deficiência. O que houve foi uma identificação de uma deficiência no candidato que apresentou um laudo validado pela Justiça do Trabalho que tinha autismo. Não cabe a mim, como prefeito dizer se a pessoa tem ou não autismo. Em um primeiro momento, a Procuradoria apresentou que ele teria esse direito. O candidato que se sentiu prejudicado pediu que fosse reconsiderado e foi para que essa ação fosse discutida na Justiça para que não gerar nenhuma insegurança jurídica em outras nomeações”, explicou Campos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF