Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueLula faz 80 anos otimista: “Logo, logo não haverá...

Lula faz 80 anos otimista: “Logo, logo não haverá problema com os EUA”, diz após encontro com Trump

Lula faz aniversário em modo diplomata e aposta em fim das tarifas dos EUA (27/10)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (27/10) estar confiante de que o Brasil e os Estados Unidos chegarão a um acordo para suspender as tarifas impostas a produtos brasileiros. O clima de otimismo veio após uma reunião com Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, onde Lula brincou, discursou e até citou Gonzaguinha: “Logo, logo a vida vai seguir boa e alegre”.

“Compromisso, não promessa”

Durante a coletiva, Lula afirmou que entregou a Trump um documento com os principais temas das negociações e reforçou que os EUA não têm déficit comercial com o Brasil, argumento usado pelos norte-americanos para justificar as tarifas. “Não estou pedindo nada que não seja justo. Tenho a verdade mais verdadeira do mundo: os EUA não têm déficit conosco”, disse o presidente.

Questionado se Trump prometeu algo, Lula foi direto: “Eu não sou santo para receber promessa. O que ele tem que fazer é compromisso. E o compromisso é um acordo de boa qualidade com o Brasil”.

Diplomacia em alta e guerra fora de pauta

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que equipes dos dois países farão reuniões nas próximas semanas para desenhar o acordo comercial. Já Márcio Rosa, secretário-executivo do MDIC, garantiu que as conversas “avançam espetacularmente bem”.

Na mesma coletiva, Lula aproveitou para reforçar que o Brasil está disposto a ajudar nas negociações envolvendo a Venezuela. “A nossa guerra é contra a pobreza e a fome. Não dá para resolver tudo à base da bala”, afirmou.

Convite para a COP30 e apoio à Malásia no Brics

O presidente ainda convidou Trump para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). “Disse a ele: ‘Vai lá para dizer o que você pensa’. Não dá para fingir que não há crise climática”, contou Lula.

Encerrando a passagem pela Ásia, Lula destacou o papel estratégico da Indonésia e da Malásia na política externa brasileira e confirmou apoio para que a Malásia se torne membro pleno do Brics. Ao final, em clima de aniversário, resumiu: “Nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver”.

Por Agência Brasil

Notícias que importam para você

Policiais fantasiados de Scooby-Doo prendem trio que furtava celulares em bloco de Carnaval em SP

Policiais fantasiados de Scooby-Doo prendem trio que furtava celulares em bloco de Carnaval em SP

Agentes infiltrados detiveram duas mulheres e um homem na região da República após flagrarem furtos
Seguranças no Banco Master

PF encontra mensagens de Vorcaro sobre pagamentos de R$ 35 mi a resort ligado a Toffoli

Conversas no celular do dono do Banco Master revelam reclamações sobre cobranças para realizar transferências ao Tayayá
Calvin Harris

Nunes reorganiza festas na Consolação após tumulto em bloco de Calvin Harris

Prefeito de São Paulo anuncia proibição de paradas dos trios elétricos e remoção de tapumes na Praça Roosevelt para facilitar escoamento do público