Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueLula faz 80 anos otimista: “Logo, logo não haverá...

Lula faz 80 anos otimista: “Logo, logo não haverá problema com os EUA”, diz após encontro com Trump

Lula faz aniversário em modo diplomata e aposta em fim das tarifas dos EUA (27/10)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (27/10) estar confiante de que o Brasil e os Estados Unidos chegarão a um acordo para suspender as tarifas impostas a produtos brasileiros. O clima de otimismo veio após uma reunião com Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, onde Lula brincou, discursou e até citou Gonzaguinha: “Logo, logo a vida vai seguir boa e alegre”.

“Compromisso, não promessa”

Durante a coletiva, Lula afirmou que entregou a Trump um documento com os principais temas das negociações e reforçou que os EUA não têm déficit comercial com o Brasil, argumento usado pelos norte-americanos para justificar as tarifas. “Não estou pedindo nada que não seja justo. Tenho a verdade mais verdadeira do mundo: os EUA não têm déficit conosco”, disse o presidente.

Questionado se Trump prometeu algo, Lula foi direto: “Eu não sou santo para receber promessa. O que ele tem que fazer é compromisso. E o compromisso é um acordo de boa qualidade com o Brasil”.

Diplomacia em alta e guerra fora de pauta

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que equipes dos dois países farão reuniões nas próximas semanas para desenhar o acordo comercial. Já Márcio Rosa, secretário-executivo do MDIC, garantiu que as conversas “avançam espetacularmente bem”.

Na mesma coletiva, Lula aproveitou para reforçar que o Brasil está disposto a ajudar nas negociações envolvendo a Venezuela. “A nossa guerra é contra a pobreza e a fome. Não dá para resolver tudo à base da bala”, afirmou.

Convite para a COP30 e apoio à Malásia no Brics

O presidente ainda convidou Trump para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). “Disse a ele: ‘Vai lá para dizer o que você pensa’. Não dá para fingir que não há crise climática”, contou Lula.

Encerrando a passagem pela Ásia, Lula destacou o papel estratégico da Indonésia e da Malásia na política externa brasileira e confirmou apoio para que a Malásia se torne membro pleno do Brics. Ao final, em clima de aniversário, resumiu: “Nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver”.

Por Agência Brasil

Notícias que importam para você

Homem com capa de chuva amarela

Inmet alerta para tempestades em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestades no sul e sudeste de São Paulo, todo o estado de Mato...
Ministra Marina Silva discursa na Cúpula dos Povos

Marina Silva lê carta de Lula: COP30 não seria viável sem a Cúpula dos Povos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (16) que a Cúpula dos Povos, encerrada hoje, foi...
imagem do cacique Raoni

Ao encerrar Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP30, Cacique Raoni pede que luta continue

A Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), terminou neste domingo...