Um dia após conversar com Donald Trump por telefone, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez elogios ao líder estadunidense nesta quarta-feira (03/12) e disse que Brasil e Estados Unidos “estão muito bem”.
“Estou convencido de que a química entre nós rolou de verdade. O Brasil e os Estados Unidos vão ganhar porque são as duas maiores economias do Ocidente. Estamos muito bem. São 200 anos de relação diplomática, não há por que ter divergências entre Brasil e EUA”, disse Lula em entrevista à TV Verdes Mares, de Fortaleza.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Lula não deu detalhes sobre a conversa, mas afirmou que novas revogações de tarifas comerciais impostas ao Brasil pelos Estados Unidos devem ser anunciadas em breve.
“Foi uma conversa extraordinária. Eu posso dizer que, toda vez que eu converso com o Trump, eu me surpreendo. Porque, muitas vezes, você vê o Trump na televisão, muito nervoso. E, na conversa pessoal, ele é outra pessoa. Eu fiz questão de dizer isso para ele, temos dois Trump: o da televisão e o da conversa pessoal“.
Foi a terceira vez que os presidentes conversaram desde a imposição de tarifas elevadas à economia brasileira, em julho deste ano. A ligação durou cerca de 40 minutos e foi realizada na tarde desta terça-feira (02/12).
Com o diálogo aberto, Trump decidiu reduzir a tarifa extra de 40% sobre mais de 200 produtos brasileiros, como café, frutas e carne bovina, no fim do mês passado.
Leia mais: Lula e Trump conversam por telefone sobre tarifas, economia e combate ao crime organizado
Com informações da Reuters
