O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (24/11) que o Brasil não vai se tornar um exportador de minerais críticos. Ele disse que possíveis interessados na exploração terão que trabalhar em solo nacional.
“Nós não vamos ser exportador dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar do nosso país para que o nosso país possa ganhar esse dinheiro”, afirmou Lula.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O presidente fez a declaração em evento de empresários na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Na ocasião, pediu para que os países definem logo seus modelos de exploração dos minerais.
“É igualmente urgente que cada país seja capaz de definir as necessidades e modelos de exploração de suas riquezas minerais de forma soberana. Nós já temos um século de experiência. Já temos um século. A gente não tem por que acreditar mais.”
Para Lula, a definição do modelo é urgente para evitar eventual exploração de estrangeiros no país.
“Ou nós aproveitamos essas riquezas que Deus nos deu e fazemos disso uma riqueza para o nosso povo, ou nós vamos ver os países de sempre cavarem buraco no nosso país, levar o nosso minério e a gente ficar com a fome e com a pobreza.”
Pela definição do Ministério de Minas e Energia, “minerais críticos são recursos minerais essenciais para setores estratégicos, como tecnologia, defesa e transição energética, cuja oferta está sujeita a riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores”.
Na prática, são elementos essenciais para produção de itens como baterias de celular e de eletrônicos, turbinas, painéis eletrônicos, entre outros.
