Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula diz que pediu a Trump prisão de empresário...

Lula diz que pediu a Trump prisão de empresário brasileiro “maior devedor do país”

Presidente disse que devedor mora em Miami e é um dos "grandes chefes do crime organizado"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta terça-feira (09/12) que disse a Donald Trump, que, se os Estados Unidos quiserem ajudar no combate ao crime organizado no Brasil, poderiam prender um empresário que mora em Miami apontado como o maior devedor do país.

Sem citar o nome, Lula o classificou como “um dos grandes chefes do crime organizado brasileiro”.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Em discurso durante evento do governo no Palácio do Planalto, Lula disse que se colocou à disposição de Trump para colaborar no combate ao crime organizado, e classificou a segurança pública como o problema mais grave do Brasil atualmente.

“Liguei para o presidente Trump e disse a ele que, se ele quiser enfrentar o crime organizado, nós estamos à disposição, e mandei para ele no mesmo dia a proposta do que nós queremos fazer“, disse Lula.

“Disse para ele, inclusive, que um dos grandes chefes do crime organizado brasileiro, que é o maior devedor deste país, que é importador de combustível, mora em Miami. Então, se quiser ajudar, vamos ajudar prendendo logo esse aí”, acrescentou Lula, sem citar nomes.

O combate ao crime organizado foi levantado em telefonema recente entre Lula e Trump na esteira de uma operação deflagrada pelas autoridades brasileiras contra a refinaria privada Refit, em que a Receita Federal apontou operações irregulares com empresas constituídas no Estado norte-americano de Delaware, que permite a criação de empresas com anonimato e sem tributação local, desde que não gerem renda em território norte-americano.

Segundo a Receita, essas entidades são comumente associadas à lavagem de dinheiro ou blindagem patrimonial.

Na época da operação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que ele e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, haviam sugerido a Lula que buscasse cooperação com autoridades dos EUA para combater a lavagem de dinheiro.

Leia mais: PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro por meio de criptoativos

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Governo do RJ libera R$ 40 milhões para o Grupo Especial do Carnaval

Governo do RJ libera R$ 40 milhões para o Grupo Especial do Carnaval

Verba também contempla operação do Sambódromo, como serviços essenciais para a realização dos desfiles
PF deflagra operação contra fraudes em licitações da Agência Nacional de Mineração

PF deflagra operação contra fraudes em licitações da Agência Nacional de Mineração

Ação policial cumpre 15 mandados de busca e apreensão no DF, Goiás, Minas Gerais e Pará para desarticular grupo que manipulava ofertas públicas e leilões eletrônicos da autarquia federal
“É missão do juiz manter distância de quem vai julgar”, afirma presidente da OAB-SP

“É missão do juiz manter distância de quem vai julgar”, afirma presidente da OAB-SP

Leonardo Sica participou nesta quinta-feira (29/01) do TMC 360 e falou sobre a proposta de código de ética enviada pela entidade ao STF
Foto da entrada da sede do Banco Central

BC abre apuração interna para encontrar falhas na fiscalização do Banco Master

Sindicância interna foi determinada por Gabriel Galípolo; chefes do Departamento de Supervisão Bancária deixaram seus cargos no processo