Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula e presidente da Indonésia querem avançar em acordo...

Lula e presidente da Indonésia querem avançar em acordo com Mercosul

Em viagem pelo Sudeste Asiático, Lula visita Indonésia, onde busca fortalecer relações diplomáticas e expandir comércio brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quinta-feira (23/10), de diversas atividades oficiais com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, com intuito de fortalecer relações diplomáticas e ampliar o comércio brasileiro para o Sudeste Asiático. 

Esta é a primeira visita de um presidente brasileiro à Indonésia, desde 2008. Entre as ações discutidas, o compromisso dos dois países para o avanço nas negociações do Acordo de Comércio Preferencial Mercosul-Indonésia até o final da presidência brasileira do bloco.

Pelas redes sociais, Lula disse que a Indonésia é parceira estratégica do Brasil, justamente pelo fato de ser o quarto país mais populoso do mundo, com população estimada em mais de 280 milhões de habitantes.

A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e a principal economia da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). 

“Nossa relação bilateral tem se aprofundado em diversas áreas, como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável. Com esta visita de Estado que iniciamos hoje, fortalecemos ainda mais esta relação”, escreveu Lula no X.

A viagem à Indonésia também é uma retribuição à recente visita oficial de Subianto ao Brasil, ocorrida em julho deste ano, logo após a 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.

Possível encontro com Trump

Na próxima sexta-feira (24), Lula tem encontro marcado com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o cambojano Kao Kim Hourn. A sede da entidade fica na capital da Indonésia.

À tarde, Lula embarca para Kuala Lumpur, na Malásia. Lá, a programação inclui participações na cúpula da Asean e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS), além de um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas ainda não confirmado.

Notícias que importam para você

Cão Orelha

Corpo do cão Orelha é exumado para nova perícia sobre morte em Florianópolis

O corpo do cão passará agora por uma nova perícia, realizada pela Polícia Científica de Santa Catarina, que busca esclarecer detalhes sobre as circunstâncias da morte do animal
Pai se desespera após filha ser baleada em tentativa de assalto no Rio de Janeiro; veja vídeo

Pai se desespera após filha ser baleada em tentativa de assalto no Rio de Janeiro; veja vídeo

Valentina da Costa Eraclito dos Santos está internada na emergência pediátrica do Hospital da Posse, sob cuidados intensivos, em estado gravíssimo
Foto: Divulgação/Gedec

MP apreende R$ 2,4 milhões em dinheiro e criptomoedas em operação contra corrupção na Sefaz-SP

Ação realizada na Delegacia Regional Tributária do Butantã, na zona oeste da capital paulista, é desdobramento de investigações sobre esquema de liberação irregular de créditos de ICMS