Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula inaugura Salão do Automóvel e cobra protagonismo do...

Lula inaugura Salão do Automóvel e cobra protagonismo do Brasil na inovação

Presidente aposta em salto tecnológico, investimentos bilionários e defende que Brasil lidere a transição energética

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu nesta quinta-feira (20/11), em São Paulo, a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que volta após sete anos fora do calendário. O evento, no Anhembi, estará aberto ao público entre (22/11) e (30/11). Para Lula, o salão simboliza a nova fase da indústria nacional e deve marcar um antes e depois no setor automotivo.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

País quer deixar de ser apenas importador

Lula defendeu que o Brasil assuma o posto de referência global na transição energética, destacando que o país precisa dominar tecnologias como baterias e terras raras. Segundo ele, o compromisso é transformar o país de importador em exportador de conhecimento, tecnologia e inovação.

O presidente afirmou que o retorno do Salão acontece em meio à retomada da produção nacional e ao avanço dos investimentos. A indústria se comprometeu a destinar R$ 140 bilhões até 2033 em pesquisa, descarbonização e novas plataformas de produção, verba impulsionada pelo programa Mover.

Leia mais: Lula mira “converter” Trump ao clima em COP30 marcada por pressão global

Setor automotivo aposta em modernização pesada

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, este é o maior plano de modernização já anunciado pelo setor. As prioridades são eletrificação, eficiência energética e conectividade. O presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou que eventos como o Salão sempre acompanharam grandes marcos do país, do Proálcool aos veículos flex e agora aos híbridos e elétricos.

A edição reúne mais de 300 veículos de marcas como BYD, Honda, Peugeot, Renault, Toyota, GM, Mitsubishi, Hyundai e GWM. Segundo a organização, o público encontrará experiências imersivas e interativas que reforçam o reencontro do brasileiro com o universo automotivo.

Lula relaciona confiança econômica ao avanço do setor

No discurso, Lula afirmou que a indústria só volta a crescer quando há estabilidade política, econômica, fiscal, jurídica e social. Usando exemplos de 2010, quando o país crescia 7,5%, o presidente disse que empresários só investem quando acreditam no ambiente econômico. Ele citou reformas como a tributária e elogiou ministros como Fernando Haddad e Geraldo Alckmin.

Lula também lembrou acordos recentes como a renovação do pacto automotivo com a Colômbia e a redução de sobretaxas sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos. Para ele, o Estado precisa disputar mercados e garantir que outros continentes, especialmente a África, comprem produtos feitos no Brasil.

“Quem vier aqui vai perceber que o Brasil é competitivo”

Encerrando o discurso, Lula afirmou que o salão representa o momento em que o país decide deixar de ser eternamente em desenvolvimento e mira o status de nação desenvolvida. O presidente disse que o futuro da indústria automotiva será dividido entre antes e depois da edição de 2025 e dedicou o avanço aos trabalhadores brasileiros.

Leia mais: Lula sanciona lei que proíbe o uso de linguagem neutra no serviço público em todo o Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024