Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado...

Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado diante da crise no Rio

Artigo no Código Penal brasileiro também foi alterado para aumentar pena de quem contrata delitos de organizações criminosas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que endurece ações contra o crime organizado. A medida foi tomada após megaoperação das forças de segurança, no Rio de Janeiro, que culminou na morte de ao menos 121 pessoas, quatro delas policiais civis e militares, nos complexos da Penha e Alemão, na última terça-feira (28/10). 

A sanção presidencial foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (30/10). Na prática, o texto amplia a proteção pessoal de agentes, entre policiais, juízes e membros do Ministério Público, que atuam contra o crime organizado.

“A proteção pessoal será prestada a policiais, em atividade ou aposentados, e aos seus familiares, em situação de risco decorrente do exercício da função, de acordo com a avaliação realizada pela polícia judiciária ou pelo órgão de direção da respectiva força policial”, diz trecho da lei.

Leia mais: O que é a “Operação Contenção”, que mobiliza a polícia e MP no combate ao crime organizado?

A nova lei também tipifica condutas de obstrução de ações contra o crime organizado e conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado, com penas de reclusão de 4 a 12 anos, além de multa.

O artigo que define o crime organizado, no Código Penal brasileiro, também foi alterado. A partir da mudança, o contratante da prática de crimes por organizações criminosas poderá sofrer as mesmas punições previstas para os próprios faccionados. A pena varia de um a três anos de reclusão, sem contar a previsão da pena pelo delito solicitado.

Notícias que importam para você

Provas do Enem de 2019

Enem 2025: professor dá dicas para os estudantes que farão a prova neste domingo (16/11)

Enem 2025 tem 27% de abstenção e MEC diz que “foi tudo tranquilo” no primeiro dia
A imagem é um plano aproximado, em ângulo diagonal, que mostra vários bilhetes de apostas da loteria Mega-Sena. Os bilhetes estão empilhados ou dispostos lado a lado. Em primeiro plano, no canto inferior esquerdo, é possível ver as primeiras linhas da grade de números da aposta, impressas em tinta amarela e vermelha sobre o papel branco.

Aposta simples de Porto Alegre (RS) acerta números da Mega e leva prêmio de R$ 99 milhões

O próximo sorteio será realizado na terça-feira (18/11), com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões
Uma pessoa caminha na calçada em meio a fortes chuvas no Brasil

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Instabilidade pode chegar à região entre domingo (16) e segunda-feira (17/11); Sudeste também pode ser afetado