Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado...

Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado diante da crise no Rio

Artigo no Código Penal brasileiro também foi alterado para aumentar pena de quem contrata delitos de organizações criminosas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que endurece ações contra o crime organizado. A medida foi tomada após megaoperação das forças de segurança, no Rio de Janeiro, que culminou na morte de ao menos 121 pessoas, quatro delas policiais civis e militares, nos complexos da Penha e Alemão, na última terça-feira (28/10). 

A sanção presidencial foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (30/10). Na prática, o texto amplia a proteção pessoal de agentes, entre policiais, juízes e membros do Ministério Público, que atuam contra o crime organizado.

“A proteção pessoal será prestada a policiais, em atividade ou aposentados, e aos seus familiares, em situação de risco decorrente do exercício da função, de acordo com a avaliação realizada pela polícia judiciária ou pelo órgão de direção da respectiva força policial”, diz trecho da lei.

Leia mais: O que é a “Operação Contenção”, que mobiliza a polícia e MP no combate ao crime organizado?

A nova lei também tipifica condutas de obstrução de ações contra o crime organizado e conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado, com penas de reclusão de 4 a 12 anos, além de multa.

O artigo que define o crime organizado, no Código Penal brasileiro, também foi alterado. A partir da mudança, o contratante da prática de crimes por organizações criminosas poderá sofrer as mesmas punições previstas para os próprios faccionados. A pena varia de um a três anos de reclusão, sem contar a previsão da pena pelo delito solicitado.

Notícias que importam para você

Câmara divulga primeiro edital de concurso para Analista e Técnico Legislativo

Câmara divulga primeiro edital de concurso para Analista e Técnico Legislativo

Inscrições acontecem em janeiro e exames serão realizados em março de 2026
Retrô dos famosos lista polêmicas, separações e até dedo do “Xandão” no Itaquerão

Retrô dos famosos lista polêmicas, separações e até dedo do “Xandão” no Itaquerão

Retrospectiva da TMC abrange não só aquelas personalidades do mundo dos famosos, como Ivete e Virginia, mas também traz o nome do ministro Alexandre de Moraes
Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo em 15 estados

Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo em 15 estados

Saiba os direitos dos passageiros do transporte aéreo em todo o país