Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueLula se pronuncia sobre tragédia no Paraná que deixou...

Lula se pronuncia sobre tragédia no Paraná que deixou mortos e feridos e envia ajuda

Lula manifesta solidariedade às famílias atingidas em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava; ministérios e Defesa Civil Nacional atuam na região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou solidariedade às famílias das vítimas do tornado que atingiu as cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, no Paraná, e deixou mortos e feridos. Em mensagem divulgada nesta sexta (08/11), Lula prestou condolências e reafirmou o apoio do governo federal às comunidades afetadas.

“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, declarou o presidente.

Equipes federais a caminho do Paraná

Uma comitiva liderada pela ministra Gleisi Hoffmann foi designada para acompanhar de perto a situação. O grupo inclui representantes dos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, além de técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução.

Profissionais da Força Nacional do SUS também estão se deslocando para o estado, com a missão de prestar atendimento médico, reforçar as ações de resgate e apoiar as equipes locais.

Governo promete apoio contínuo

O presidente afirmou que o Governo Federal seguirá mobilizado até que a situação seja estabilizada e os moradores recebam todo o suporte necessário.

“Seguiremos apoiando a população paranaense e prestando todo o auxílio que for necessário”, destacou Lula.

O tornado, que atingiu o centro-sul do Paraná na noite de quinta (7), causou grandes danos estruturais, deixou casas destruídas e milhares de pessoas sem energia elétrica.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024