Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilManifestantes indígenas bloqueiam entrada da cúpula climática em Belém...

Manifestantes indígenas bloqueiam entrada da cúpula climática em Belém durante a COP30

Protesto pacífico não representou perigo ao evento, afirmou a ONU; manifestantes pedem a suspensão de projetos de desenvolvimento na Amazônia

Dezenas de manifestantes indígenas bloquearam a frente do local da cúpula COP30 em Belém (PA) na manhã de sexta-feira (13/11), em protesto que forçou os delegados a usarem uma entrada lateral para retomar as negociações sobre o combate às mudanças climáticas.

Em meio ao protesto pacífico, a segurança foi reforçada e havia longas filas de delegados esperando para entrar no amplo complexo, que foi construído no local de um antigo aeroporto em Belém.

A instalação está sediando a conferência anual da ONU sobre o clima, em que delegados de 195 governos buscam garantir avanços no combate ao aumento das temperaturas globais que ameaça ecossistemas delicados e essenciais, incluindo a floresta amazônica.

Os manifestantes pedem que o governo brasileiro suspenda todos os projetos de desenvolvimento na Amazônia, incluindo mineração, extração de madeira, perfuração de petróleo e a construção de uma nova ferrovia para o transporte de produtos agrícolas e de mineração.

“Presidente Lula, estamos aqui na frente da COP porque queremos que o senhor nos escute. Não aceitamos ser sacrificados para o agronegócio”, dizia um comunicado do grupo indígena Munduruku, responsável pelo protesto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem destacado as comunidades indígenas como fundamentais nas negociações da COP30 deste ano.

O território Munduruku abrange quase 24.000 km² no coração da floresta amazônica.

“Quem protege o clima somos nós, e a Amazônia não pode continuar sendo destruída para enriquecer grandes empresas”, acrescentou o comunicado dos indígenas Munduruku.

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, foi visto negociando com o grupo do lado de fora do local do evento. A organização climática da ONU afirmou que não havia perigo decorrente do protesto.

Na terça-feira, dezenas de manifestantes forçaram a entrada no local da COP30 e entraram em confronto com os seguranças. Mais tarde, eles defenderam essa ação, dizendo que queriam demonstrar o desespero de sua luta pela proteção da floresta.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial