Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMinistro de Lula diz que Tarcísio, Nunes e governo...

Ministro de Lula diz que Tarcísio, Nunes e governo federal estão unidos contra Enel em SP

Governo federal irá iniciar o processo para romper contrato com a concessionária Enel

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciaram nesta terça-feira (16/12) que o governo federal irá iniciar o processo para romper contrato com a concessionária Enel.

“Nós estamos, completamente, unidos, governo federal, governo do estado, governo do município de São Paulo, para que a gente inicie o processo rigoroso, regulatório e esperamos que a Aneel possa dar a resposta, o mais rápido possível, ao povo de São Paulo, implementando e iniciando o processo de caducidade que vai resultar, com certeza, na melhoria do serviço de distribuição”, afirmou o ministro de Minas e Energia.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A medida foi anunciada em entrevista coletiva após uma reunião entre os três, que começou por volta das 15h desta tarde. Segundo Silveira, o contrato da Enel estava previsto para terminar em 2028, mas que com a nova declaração, deve ser encerrado antes.

Até o momento, não houve declarações sobre quando o rompimento do contrato vai ser feito nem quem vai operar o serviço de energia na região.

Durante a coletiva, Tarcísio comentou a decisão feita: “A preocupação do Ministério de Minas e Energia, do governo federal, do governo do estado, da prefeitura municipal é o cidadão, que não pode ficar sem a prestação de um serviço tão caro, tão importante, que é o serviço de energia elétrica. É por isso que a gente, conversando, acordamos que não há outra alternativa, a não ser ir para a medida mais grave que existe num contrato de concessão, que é a decretação de caducidade”

Mais cedo, durante a reunião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apontou responsabilidades tanto da Prefeitura de São Paulo quanto da concessionária Enel pelo apagão de energia elétrica em São Paulo, que deixou cerca de 3 milhões de consumidores sem energia entre os dias 8 e 10 de dezembro deste ano.

Leia mais: Enel recebe multa de R$ 14,2 milhões por apagão em São Paulo

Durante o encontro, Silveira criticou diretamente a gestão municipal. “A prefeitura falhou no cumprimento do seu dever”, disse o ministro a Ricardo Nunes. Silveira também questionou a atuação da Enel, embora tenha indicado que as falhas atribuídas à empresa ainda precisam ser confirmadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Sophia Loren Soares Camilo foi baleada em Belford Roxo

Menina de 10 anos morre após carro ser alvo de tiros em Belford Roxo, no RJ

Sophia Loren não resistiu aos ferimentos após veículo conduzido pelo pai ser alvejado; suspeito foi detido com arma e munições
Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio incorporação da 1ª turma de mulheres recrutas

Serão incorporadas como soldados 159 mulheres
Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ex-prefeito de Cubatão é denunciado pelo MP por estupro contra servidora municipal

Ministério Público de São Paulo formalizou acusação com base em gravação de áudio feita pela vítima
ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

ANP interdita a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por riscos de acidentes

Falhas foram identificadas em barreiras de segurança; refinaria da zona norte do Rio de Janeiro vai recorrer da decisão