Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilNatal derrete recordes: SP bate 35,9ºC histórico, e Rio...

Natal derrete recordes: SP bate 35,9ºC histórico, e Rio entra em alerta extremo de calor

Enquanto São Paulo fritava, o Rio de Janeiro entrou em alerta de onda de calor, com máximas previstas de até 40ºC na capital

O calor resolveu roubar a cena do Papai Noel: São Paulo registrou a maior temperatura de dezembro da história, enquanto o Rio de Janeiro entrou em alerta máximo em dezenas de cidades, com termômetros passando dos 40ºC neste fim de ano (25/12).

A capital paulista atingiu 35,9ºC no dia de Natal, a maior marca já registrada para dezembro desde o início das medições oficiais, em 1961. Já no Rio, o cenário é de onda de calor histórica, com alertas que variam de severo a extremo em 22 municípios.

São Paulo vive o dezembro mais quente da história

O recorde foi registrado pela estação do Mirante de Santana, na Zona Norte, e também entrou para a lista como a maior temperatura de 2025 na cidade. O antigo recorde de dezembro era de 35,6ºC, em 1998, agora oficialmente superado.

Primeiro, os termômetros bateram 35,7ºC às 15h. Uma hora depois, o calor apertou ainda mais e chegou aos 35,9ºC. Até então, o dia mais quente do ano havia sido em outubro, com 35,1ºC.

Rio entra em alerta máximo e passa dos 40ºC

Enquanto São Paulo fritava, o Rio de Janeiro entrou em alerta de onda de calor, com máximas previstas de até 40ºC na capital. No Centro da cidade, os termômetros chegaram a 41ºC na véspera de Natal.

A Secretaria Estadual de Saúde colocou 22 cidades em alerta, com níveis que vão de leve a extremo. O Inmet também confirmou temperaturas até 5ºC acima da média, aumentando os riscos à saúde.

Calor vira risco real à saúde

Com temperaturas tão elevadas, autoridades reforçaram o alerta para desidratação, problemas cardiovasculares e complicações em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. Além disso, estados recomendam evitar sol forte, beber água com frequência e buscar atendimento médico em caso de mal-estar.

O calor deve seguir firme até o fim de semana, com chance de pancadas isoladas de chuva, mas sem grande alívio térmico.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.