O calor resolveu roubar a cena do Papai Noel: São Paulo registrou a maior temperatura de dezembro da história, enquanto o Rio de Janeiro entrou em alerta máximo em dezenas de cidades, com termômetros passando dos 40ºC neste fim de ano (25/12).
A capital paulista atingiu 35,9ºC no dia de Natal, a maior marca já registrada para dezembro desde o início das medições oficiais, em 1961. Já no Rio, o cenário é de onda de calor histórica, com alertas que variam de severo a extremo em 22 municípios.
São Paulo vive o dezembro mais quente da história
O recorde foi registrado pela estação do Mirante de Santana, na Zona Norte, e também entrou para a lista como a maior temperatura de 2025 na cidade. O antigo recorde de dezembro era de 35,6ºC, em 1998, agora oficialmente superado.
Primeiro, os termômetros bateram 35,7ºC às 15h. Uma hora depois, o calor apertou ainda mais e chegou aos 35,9ºC. Até então, o dia mais quente do ano havia sido em outubro, com 35,1ºC.
Rio entra em alerta máximo e passa dos 40ºC
Enquanto São Paulo fritava, o Rio de Janeiro entrou em alerta de onda de calor, com máximas previstas de até 40ºC na capital. No Centro da cidade, os termômetros chegaram a 41ºC na véspera de Natal.
A Secretaria Estadual de Saúde colocou 22 cidades em alerta, com níveis que vão de leve a extremo. O Inmet também confirmou temperaturas até 5ºC acima da média, aumentando os riscos à saúde.
Calor vira risco real à saúde
Com temperaturas tão elevadas, autoridades reforçaram o alerta para desidratação, problemas cardiovasculares e complicações em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. Além disso, estados recomendam evitar sol forte, beber água com frequência e buscar atendimento médico em caso de mal-estar.
O calor deve seguir firme até o fim de semana, com chance de pancadas isoladas de chuva, mas sem grande alívio térmico.
