Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilOperação em SP explode em prisões e 11 mil...

Operação em SP explode em prisões e 11 mil celulares recuperados em mega batida policial

Quarta fase da Big Mobile mira receptadores e revela Santa Ifigênia como central do roubo de celulares

A Polícia Civil prendeu 48 pessoas e apreendeu mais de 11 mil celulares roubados e furtados durante a quarta fase da Operação Big Mobile, realizada nesta quarta-feira (26/11) em São Paulo e outras seis cidades do estado. A ação mirou quadrilhas especializadas em receptação e venda de aparelhos levados durante crimes — um mercado que segue firme, especialmente na região da Santa Ifigênia.

Santa Ifigênia segue como “quartel-general” dos celulares roubados

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a corporação analisou boletins de ocorrência registrados entre março e novembro de 2025 e identificou 390 mil casos de subtração de celulares, sendo que 2,4 mil tinham rastreamento ativo. Com base nesses dados, equipes da polícia mapearam pontos de venda e desencadearam a megaoperação em Diadema, Taboão da Serra, Santos, Praia Grande, Limeira, Ribeirão Preto e na capital.

Os policiais vasculharam centenas de endereços ligados ao comércio irregular. Segundo o delegado-geral Artur Dian, a orientação continua sendo a mesma: registrar o boletim de ocorrência com IMEI detalhado, para aumentar as chances de recuperação. “Todos esses aparelhos serão identificados e devolvidos às vítimas”, afirmou o delegado.

A SSP informou que, com esta fase, a Operação Big Mobile já ultrapassa 38 mil celulares apreendidos desde o início, todos enviados para perícia. Aqueles com IMEI rastreável e BO registrado entram na fila de devolução, que segue protocolos de checagem e contato direto com a vítima.

A pasta explicou ainda que, quando um aparelho é recuperado, ele passa por identificação do IMEI, cruzamento com o sistema da SSP e finalmente é feita a notificação ao dono — por telefone ou presencialmente, caso os contatos estejam desatualizados. Investigadores, escrivães e equipes de inteligência participam do processo.

Confira abaixo o passo a passo enviado pela Polícia Civil sobre como recuperar o seu celular após roubo ou furto:

  • Registrar o BO imediatamente;
  • Informar o número de IMEI;
  • Atualizar dados pessoais;
  • Aguardar contato da Polícia Civil caso o aparelho seja localizado.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024