A Polícia Civil prendeu 48 pessoas e apreendeu mais de 11 mil celulares roubados e furtados durante a quarta fase da Operação Big Mobile, realizada nesta quarta-feira (26/11) em São Paulo e outras seis cidades do estado. A ação mirou quadrilhas especializadas em receptação e venda de aparelhos levados durante crimes — um mercado que segue firme, especialmente na região da Santa Ifigênia.
Santa Ifigênia segue como “quartel-general” dos celulares roubados
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a corporação analisou boletins de ocorrência registrados entre março e novembro de 2025 e identificou 390 mil casos de subtração de celulares, sendo que 2,4 mil tinham rastreamento ativo. Com base nesses dados, equipes da polícia mapearam pontos de venda e desencadearam a megaoperação em Diadema, Taboão da Serra, Santos, Praia Grande, Limeira, Ribeirão Preto e na capital.
Os policiais vasculharam centenas de endereços ligados ao comércio irregular. Segundo o delegado-geral Artur Dian, a orientação continua sendo a mesma: registrar o boletim de ocorrência com IMEI detalhado, para aumentar as chances de recuperação. “Todos esses aparelhos serão identificados e devolvidos às vítimas”, afirmou o delegado.
A SSP informou que, com esta fase, a Operação Big Mobile já ultrapassa 38 mil celulares apreendidos desde o início, todos enviados para perícia. Aqueles com IMEI rastreável e BO registrado entram na fila de devolução, que segue protocolos de checagem e contato direto com a vítima.
A pasta explicou ainda que, quando um aparelho é recuperado, ele passa por identificação do IMEI, cruzamento com o sistema da SSP e finalmente é feita a notificação ao dono — por telefone ou presencialmente, caso os contatos estejam desatualizados. Investigadores, escrivães e equipes de inteligência participam do processo.
Confira abaixo o passo a passo enviado pela Polícia Civil sobre como recuperar o seu celular após roubo ou furto:
- Registrar o BO imediatamente;
- Informar o número de IMEI;
- Atualizar dados pessoais;
- Aguardar contato da Polícia Civil caso o aparelho seja localizado.
