Por Rafael Alves, da TMC do Rio de Janeiro
Uma quadrilha especializada em roubo de carga e receptação de materiais é alvo de uma operação da Polícia Civil, que acontece na manhã desta quinta-feira (29/01) no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte, do Rio. Os crimes acontecem, principalmente, na principal via expressa do Rio, a Avenida Brasil, e na Rodovia Washington Luiz.
A operação chegou a suspender a circulação dos trens do ramal Saracuruna. Os trens do ramal Saracuruna só circulam no sentido Central do Brasil, buscando atender o sentido de maior movimento dos passageiros. Temporariamente, não há partidas da Central do Brasil em direção a Saracuruna. Mais cedo, houve tiroteio na região de Manguinhos. Técnicos da SuperVia foram acionados e apuram se tiros danificaram a rede aérea. O RioÔnibus informou que, apesar do confronto, os ônibus municipais circulam normalmente na região.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
As investigações apontaram que os criminosos pagavam funcionários das transportadoras para ter informações privilegiadas sobre as cargas, o trajeto dos caminhões e os dias de transporte. Os óleos lubrificantes são os principais alvos dos criminosos, que já tinham receptadores especializados desse material.
Segundo a Polícia Civil, o Complexo de Manguinhos é usado como ponto estratégico para o transbordo e o armazenamento de cargas roubadas na Avenida Brasil e na Rodovia Washington Luiz. O dinheiro conseguido com esses crimes é usado para a compra de armas de fogo e drogas, o que fortalecia e ampliava o domínio territorial do Comando Vermelho.
A operação realizada nesta quinta-feira (29/01) busca desarticular o grupo criminoso e enfraquecer um braço importante do Comando Vermelho na região, com o objetivo de interromper a expansão das atividades criminosas da facção.
