Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilOutubro Rosa: carretas e telefone facilitam acesso à mamografia...

Outubro Rosa: carretas e telefone facilitam acesso à mamografia gratuita em SP

Ações do Governo de São Paulo buscam ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama

Neste Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama, o Governo de São Paulo reforça a importância da mamografia como principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A rede estadual de saúde conta com diversas ações para garantir o acesso gratuito ao exame.

Para se ter uma ideia, entre janeiro de 2023 e julho de 2025, de acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 3,4 milhões de mamografias foram realizadas em todo o estado. Com isso, o Governo de São Paulo amplia o acesso das mulheres à prevenção e ao tratamento.

A rede pública do Estado conta com 79 unidades da Rede Hebe Camargo, especializadas em diagnóstico e tratamento do câncer, e com o Hospital da Mulher, referência na América Latina em saúde feminina.

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, ressalta a importância do Outubro Rosa: “A prevenção é sua melhor chance e começa com hábitos saudáveis. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Por isso, cuide da sua saúde, faça o autoexame, os exames de rotina e fique atenta aos sinais do corpo. Isso faz toda a diferença”, afirma.

Carretas da mamografia

Em São Paulo, carretas da mamografia percorrem diversos municípios oferecendo a realização do exame de câncer de mama. As carretas da mamografia do programa Mulheres de Peito receberam mais de R$ 13 milhões em investimentos até setembro deste ano, realizando mais de 45 mil exames garantindo que o diagnóstico  chegue a todas as regiões do Estado. 

As carretas da mamografia oferecem atendimento gratuito e sem necessidade de agendamento para mulheres entre 50 e 69 anos, que podem realizar o exame apresentando apenas documento com foto e cartão do SUS. 

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, com distribuição de senhas diárias. Em caso de alterações no exame, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência do SUS para continuidade do cuidado.

Em outubro, as carretas percorrem cidades como Bragança Paulista, Hortolândia, Angatuba, São Pedro, Pedro de Toledo, Salto, Várzea Paulista, Iporanga e os bairros Sé e Brás, na capital. A localização e o cronograma completo podem ser consultados no site ou aplicativo do Poupatempo, na seção “Consultar itinerário das Carretas da Mamografia”.

Agendamento de mamografia por telefone

Outra opção para quem deseja marcar o exame é o agendamento por telefone, disponível pelo número 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O agendamento é feito via sistema estadual de regulação (Cross), garantindo o encaminhamento da paciente à unidade mais próxima.

Serviço

  • Agendamento por telefone: 0800 779 0000 (segunda a sexta, das 8h às 17h)
  • Carretas da Mamografia: atendimento gratuito e sem agendamento; consulte o itinerário em poupatempo.sp.gov.br
  • Público prioritário: mulheres entre 50 e 69 anos (sem necessidade de pedido médico)

Agência SP

Notícias que importam para você

Brasil registrou uma morte LGBT+ a cada 34 horas em 2025, aponta estudo

Brasil registrou uma morte LGBT+ a cada 34 horas em 2025, aponta estudo

Número de mortes violentas caiu 12% em relação a 2024, quando foram registrados 291 casos
Personal trainer se alimenta no chão do banheiro de academia em Porto Velho

Academia expulsa aluno que filmou personal fazendo refeição no banheiro

Empresário Allann França divulgou vídeo que mostra condições precárias de trabalho
Bombeiros retomam busca por idosa arrastada por enxurrada na Zona Sul de SP

Bombeiros retomam busca por idosa arrastada por enxurrada na Zona Sul de SP

Equipes concentram buscas por Maria Deusdete, de 67 anos, que desapareceu quando seu carro foi levado pela correnteza na sexta-feira (16/01); corpo do marido foi localizado no Rio Pinheiros